Madeira

UMa com vagas para acesso ao ensino superior para os diplomados de vias profissionalizantes

None

Este será o quarto ano consecutivo em que a Universidade da Madeira vai disponibilizar vagas para o concurso especial para titulares de cursos de dupla certificação de nível secundário (cursos profissionais e cursos artísticos especializados).

Para tirar as dúvidas ao potenciais interessados, a universidade vai promover uma sessão de esclarecimento na próxima quinta-feira, dia 18 de Maio, a partir das 18h30, na Sala 13, no piso – 1 do Campus da Penteada. As vagas na universidade madeirense estão disponíveis nos cursos de licenciatura em Biologia, Direção e Gestão Hoteleira, Educação Física e Desporto, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Computadores, Engenharia Eletrónica e Telecomunicações, Engenharia Informática, e Psicologia.

Tal como explica nota enviada à imprensa, "este concurso possibilita a candidatura ao ensino superior, substituindo a realização dos exames nacionais pela realização de uma prova de avaliação de conhecimentos e competências, adequada ao tipo de formação que possuem, a realizar nas instituições de ensino superior. O prazo de inscrição na prova decorre até dia 29 de Maio", através do link disponibilizado para o efeito.

Quanto à prova, vai realizar-se no dia 16 de Junho, às 15 horas, e é constituída por duas partes: Língua e Cultura Portuguesa, para todos os candidatos, e uma parte específica, em função do curso de formação que o candidato possui e do curso de licenciatura a que se pretende candidatar.

Após esta prova, o candidato está apto a efectuar candidatura aos cursos de licenciatura da UMa ou nas restantes instituições de ensino superior que integram a Rede Sul e Ilhas – a Escola Superior Náutica lnfante D. Henrique, o lnstituto Politécnico de Beja, o lnstituto Politécnico de Portalegre, o lnstituto Politécnico de Santarém, o lnstituto Politécnico de Setúbal, a Universidade dos Açores, a Universidade do Algarve e a Universidade de Évora, através do site da Direção-Geral do Ensino Superior.