5 Sentidos

Mercado Quinhentista de Machico já chegou ao 'La Vie'

Mostra 'Para além das ondas: o fantástico e o imaginário' foi inaugurada esta tarde naquele centro comercial do Funchal

Secretários do Turismo e Cultura e da Educação marcaram presença na abertura do evento, onde foi também apresentado o saco oficial da edição 2023

O imaginário da epopeia dos Descobrimentos Portugueses - repleto de seres fantásticos que, ao que os relatos faziam crer, haveriam de habitar os mares e as terras longínquas - chegou ao centro comercial La Vie, no Funchal, onde foi inaugurada, esta tarde, a exposição ‘Para além das ondas: o fantástico e o imaginário’, promovida no âmbito do Mercado Quinhentista de Machico.

Na ocasião, marcaram presença: o secretário regional da Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, e o de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus; os presidentes da Câmara Municipal de Machico e do conselho executivo da Escola Básica e Secundária de Machico; bem como os professores e alunos daquele estabelecimento de ensino envolvidos neste projecto e ainda o representante do 'La Vie'.

Se não houve declarações aos jornalistas, não faltou animação com os Gaiteiros da Banda de Machico e do Teatro Bolo do Caco, em jeito de antevisão da XVI do Mercado Quinhentista de Machico, que decorre de 2 a 4 de Junho, desta vez como tema 'Tristão das Damas'.

A ocasião serviu ainda para apresentar o saco oficial do evento, fruto da parceria com o 'La Vie'.

Ambos os projectos contaram com a participação dos alunos do agrupamento de Artes, da Escola Básica e Secundária de Machico, que uma vez mais promove o evento com o apoio do Governo Regional e da Câmara de Machico.

No total, a edição do Mercado Quinhentista de 2023 contará com cerca de meia centena de grupos, com mais de 650 elementos, que ao longo dos três dias farão quase meio milhar de performances de música, teatro, dança, saltimbancos, falcoaria, recriação histórica e artes circenses, distribuídas por quatro palcos.

Esta edição contará, para além dos 48 grupos amadores de escolas e associações culturais e recreativas regionais, com cinco grupos do continente (para além dos Almanach, que tem sido presença habitual nos últimos anos, os AlvoradA Medieval, Lôa Trovadoresca, Porbatuka e Kinessis).