Madeira

Mercado Quinhentista é já uma grande referência de toda a Região

Foto SRTC
Foto SRTC

A edição deste ano do Mercado Quinhentista, acontece entre os dias 2 e 4 de Junho, em Machico, e contará com mais de 1.350 figurantes.

Este evento que vai já na sua 16.ª edição, num projecto da Escola Básica e Secundária de Machico, e que conta com o importante apoio do Governo Regional, através da Secretaria Regional de Turismo e Cultura (SRTC), da Câmara Municipal de Machico teve ontem a sua apresentação oficial na Capela de São Roque, em Machico.

Pela ocasião os secretários regionais de Turismo e Cultura, e de Educação, Ciência e Tecnologia, Eduardo Jesus e Jorge Carvalho, respetivamente, estiveram presentes nesta apresentação de um evento que este ano terá como tema “Tristão das Damas”, num projeto que pretende sensibilizar para a defesa da identidade cultural madeirense, valorizando-a no contexto do património histórico português.

Eduardo Jesus, enalteceu estes 15 anos de projecto que acabou por sair da escola para ser um evento de referência para toda a Região.

“Isto poderia apenas ser um exercício da escola, a pensar na escola e para a escola, mas não, a sua dimensão e contributo é de tal maneira relevante que não coube nas quatro paredes da escola e rapidamente conquistou todo um concelho, e conquistando o concelho conquistou toda a Região”, começou por adiantar o secretário.

“Hoje nós não passaríamos sem este evento que se faz aqui em Machico, Não é apenas uma recriação histórica mas é acima de tudo um contributo de natureza social. É o exemplo do que está para além da nossa obrigação, do nosso dever, e é qualquer coisa que se deixa à sociedade. Machico afirmou-se, também com este evento”, acrescentou Eduardo Jesus.

Jorge Carvalho, secretário da Educação, Ciência e Tecnologia aproveitou a cerimónia de apresentação para destacar tudo um trabalho que hoje em dia é visto em toda a ilha, bem como tem uma forte projecção em termos nacionais e internacionais.

“Há que destacar que toda esta experiência e envolvência entre alunos e professores veio a acabar por ‘saltar o muro’ da escola para ser hoje em dia uma referência regional, bem como nacional e internacional. É uma marca do que é a educação e a formação na nossa Região bem como de um rico cartaz turístico da nossa ilha”, adiantou.

Por fim, Jorge Carvalho quis fazer uma referência especial “a uma aluna, Ana Prata que participou em todos os eventos do Mercado Quinhentista”.

De referir que, como habitualmente acontece, os cortejos que terão lugar na sexta-feira e no sábado do primeiro fim-de-semana do Junho sendo estes os pontos altos do evento.

Incluído no projecto do Mercado Quinhentista está o Colóquio que o antecede, que vai para a 15.ª edição e que tem, habitualmente, o mesmo tema, servindo até como contextualização. O deste ano, que acontece a 6 de Maio, já tem os cerca de 250 lugares preenchidos, sobretudo por professores, já que esta iniciativa costuma ser credenciada pela Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia.