Madeira

Teófilo defende que Madeira tem condições para ter papel activo na inovação tecnológica e científica mundial

None

A Madeira tem potencialidade para assumir um papel activo na inovação tecnológica e científica mundial. A certeza foi deixada ontem, por Teófilo Cunha, na abertura da conferência eQuantum Summit. O secretário regional de Mar e Pescas, na sua intervenção, fez questão de sublinhar que o nosso futuro "caminha de mãos dadas com o Oceano".

Este evento é organizado pelo Governo Regional através da Direção Regional de Informática, tendo sido antecedido por um seminário e várias reuniões de trabalho.

“Neste século de novas e entusiasmantes conquistas e descobertas, continuamos a ter todas as condições para sermos um ‘player’ activo e fundamental nestes novos mundos que estão a ser revelados todos os dias, através da inovação, da tecnologia e da transformação digital”, apontou Teófilo Cunha, depois de lembrar a importância “central” que a Região teve na época da expansão marítima.

“Desde o seu povoamento, que a posição geoestratégica da Madeira foi aproveitada por Portugal e pelos povos europeus como uma plataforma atlântica para projectar a Europa no Mundo”, recordou, vincando que estas condições geopolíticas e económicas se mantêm. “Graças à nossa posição atlântica, à nossa proximidade com as principais capitais europeias, à nossa estabilidade política e social, ao nosso clima, a Madeira oferece um ecossistema privilegiado para o empreendedorismo e para os empreendedores”, afirmou o secretário regional, enumerando os “instrumentos” como o Centro Internacional de Negócios, o Registo Internacional de Navios (MAR) e a StartUp Madeira que tornam a Região num verdadeiro ecossistema empreendedor.  

“Este Governo Regional tem tido como marca d´água das suas políticas de desenvolvimento económico e social sustentável, a aposta na captação de investimento estrangeiro”, continuou, exemplificando com o trabalho que tem sido feito na área do Mar e das Pescas, onde têm sido dados passos firmes e concretos, quer na preservação, quer na inovação científica e tecnológica.

“O Futuro, o nosso futuro conjunto, caminha de mãos dadas com os Oceanos. Nós, como Ilhéus, sempre olhamos para o Mar como um caminho, como uma oportunidade. Continuemos, juntos, a fazer esse caminho, a partilhar esse objetivo comum que é o de ver o Mar como um lugar que dá novos mundos ao Mundo”, concluiu Teófilo Cunha, no lançamento do evento que trouxe à Região reconhecidos nomes internacionais do mundo da tecnologia e da inovação. O mais mediático, é Fabien Cousteau – neto do famoso explorador oceânico Jaques Cousteau – que apresentou o projeto PROTEUS™: uma estação subaquática inovadora e completamente autónoma, vocacionada para a investigação científica, estudo dos oceanos e treino de astronautas.