Madeira

“UMa tem papel activo na afirmação da Região além-fronteiras”

Sessão solene comemorativa do Dia da Universidade da Madeira (UMa) realiza-se hoje, no auditório da Reitoria, no Colégio dos Jesuítas

None

A sessão solene comemorativa do Dia da Universidade da Madeira (UMa) realiza-se hoje, a partir das 17 horas, no auditório da Reitoria, no Colégio dos Jesuítas. Prestes a completar 35 anos – foi fundada em 1988 - é a universidade mais jovem do país e este é um momento para “projectar o futuro a curto e longo prazo”, conforme destaca o reitor da UMa, Sílvio Fernandes, em declarações ao DIÁRIO.

Nesta “data simbólica”, sublinha também “o papal activo da UMa na afirmação da Região além-fronteiras”, como polo de conhecimento e também como base em todo o trabalho feito nas diversas áreas da investigação. “Fazemos investigação de dimensão internacional, o que é bastante gratificante para a Universidade da Madeira”, acrescenta Sílvio Fernandes.

O reitor, o presidente do conselho geral e o presidente da Associação Académica iniciam a sessão com alocações, prosseguindo-se posteriormente para a entrega das medalhas aos funcionários que tenham completado 25 anos de serviço na Instituição, e da distinção Alumni, aos diplomados pela UMa que se tenham destacado pelo seu percurso profissional e/ou conduta cívica, constituindo-se como uma referência para os seus pares e para a sociedade.

Do programa  também fazem parte dois momentos musicais, que estarão a cargo de alunos do Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira e da TUMa - Tuna Universitária da Madeira.

Fique a conhecer outros destaques da agenda desta quarta-feira, 10 de Maio.

9h45 - "XXIV Semana dos Clubes, Grupos e Projetos Tema: Da janela da nossa escola… Sonhamos, acreditamos, alcançamos, no Auditório Liceu Jaime Moniz (9h45/11h15 - Conferência “A década de 1960: os sonhos de uma geração” Gabriel Pita. 11h25/12h55 - Conferência “1961: o ano” negro de Salazar” Rui Carita PROJETO “CONTA-ME HISTÓRIAS”)

10h00 - Inauguração da nova loja MultiOpticas, no Centro Comercial La Vie Madeira, com a presença de Dolores Aveiro, mãe de Cristiano Ronaldo.

11h30 - Ireneu Cabral Barreto recebe em audiência a Embaixadora da República Federal da Alemanha em Portugal, Julia Monar, no Palácio de São Lourenço

11h30 - Apresentação da XI Feira do Livro de Machico - Francisco Álvares de Nóbrega, no Salão Nobre da C.M. de Machico.

11h45 - Conferência: Literacia em Saúde: suplementos alimentares, com o orador Bruno Olim, na Sala de Sessões Escola Francisco Franco.

16h00 - Conferência de Imprensa - Apresentação do Projeto VIME - O OBJECTO, Foyer do Teatro Municipal Baltazar Dias.

16h00 – Conferência de imprensa de apresentação do programa do Rali Vinho Madeira 2023, na sede do Club Sports da Madeira, na Avenida Arriaga

18h30 - Núcleo Regional da Madeira da Liga Portuguesa contra o Cancro - Cerimónia de Lançamento do Projeto ""Um Dia Pela Vida Santa Cruz", no Salão Paroquial de Santa Cruz.

18h30 - Fundação Cecilia Zino divulga - 2 Edição Conversas na Fundação, com a temática: “Prevenção e Intervenção no abuso sexual: sinais de alerta”. No Auditório da Polícia Judiciária - Rua Tenente Coronel Sarmento, nº 15.

Principais acontecimentos registados no dia 10 de Maio, Dia Mundial do Lúpus e Dia Internacional da Argânia:

1906 - Nasce D. António Ferreira Gomes, Bispo do Porto que desafiou a ditadura do Estado Novo, de Oliveira Salazar.

1913 - Nasce o ator João Villaret.

1919 - É promulgada a Lei das Águas que passa a gerir os recursos hídricos nacionais.

1922 - É formalmente criada, em Lisboa, a Federação Portuguesa de Esgrima.

1933 - As forças militarizadas do partido nazi de Hitler, as SA, queimam, em toda a Alemanha, obras dos autores proibidos pelo regime, que vão de JW Goethe a Heinrich Heine, Holderlin, Thomas Mann ou Shakespeare.

1939 - É fundado o Rio Ave FC.

1940 - II Guerra Mundial. As forças nazis invadem a França, a Bélgica, a Holanda e o Luxemburgo. Demite-se o primeiro-ministro britânico Neville Chamberlain. É substituído por Winston Churchill.

1944 - É adotada a Declaração de Filadélfia da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que reforça os objetivos de 1919, para e melhoria do nível de vida dos trabalhadores.

1958 - Humberto Delgado, candidato da Oposição Democrática à Presidência Portuguesa, numa conferência de imprensa no Café Chave d'Ouro, em Lisboa, pronuncia a frase "Obviamente, demito-o", sobre Salazar.

1967 - Morre, aos 91 anos, a atriz portuguesa Palmira Bastos.

1968 - Registam-se os confrontos mais violentos entre estudantes e polícia, desde o início da crise estudantil. Os estudantes ocupam o Quartier Latin e fazem barricadas. Há levantamentos em Bordéus, Grenoble, Lille, entre outras cidades francesas.

1972 - José Afonso interpreta pela primeira vez em público "Grândola Vila Morena", em Santiago de Compostela.

1973 - É constituída a Frente Polisário, para a libertação do Saara espanhol.

1981 - Primeira vitória de François Mitterrand nas eleições presidenciais francesas.

1984 - Após dez dias em estado de coma, morre em Lisboa o ciclista português Joaquim Agostinho, com 41 anos.

1986 - Um incêndio destrói o Teatro Maria Vitoria, em Lisboa.

1990 - É aprovada a proposta de Lei que estabelece a extinção da Reforma Agrária.

1991 - João Paulo II começa uma visita de quatro dias a Portugal.

1994 - Nelson Mandela é investido presidente da África do Sul, um dia depois de consagrado pelo Parlamento recém-eleito.

1997 - O computador da IBM Deep Blue vence o campeão mundial de xadrez Garry Kasparov.

1998 - O Sinn Fein, braço político do IRA, decide, por maioria, apoiar o plano de paz para o Ulster.

1999 - Milícias pró-integracionistas lançam a violência em Díli, capital de Timor-Leste.

2004 - O Tribunal Especial para os crimes cometidos em Timor-Leste emite um mandado de captura sobre o general Wiranto, ministro da Defesa da Indonésia em 1999.

2005 - Inauguração, em Berlim, do Memorial do Holocausto em homenagem aos seis milhões de judeus assassinados pelo regime nazi.

2006 - A Agência Espacial Europeia confirma a chegada da nave Vénus Express à órbita do planeta.

2007 - Rússia e Cazaquistão assinam um acordo para a construção do primeiro centro internacional de enriquecimento de urânio.

2009 - Santiago de Compostela atribui o nome de Zeca Afonso a um parque da cidade.

2012 - A Frente de Libertação Nacional (FLN, partido presidencial) vence as eleições legislativas na Argélia.

2016 - Morre, aos 74 anos, João Palma, músico brasileiro, considerado um dos fundadores da Bossa Nova.

2018 - O Governo aprova a nova Lei das Finanças Locais, que aumenta a participação das autarquias nas receitas públicas e prevê o Fundo de Financiamento da Descentralização.

2019 - A Assembleia da República chumba, com os votos do PSD, PS e CDS-PP, a reposição integral do tempo de serviço congelado dos professores que havia sido aprovada na comissão parlamentar de Educação com o apoio de todos os partidos da oposição.

2022 - A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprova um pacote de 40 mil milhões de dólares (38 mil milhões de euros) para a Ucrânia, reforçando o apoio a Kiev.

Este é o centésimo trigésimo dia do ano. Faltam 235 dias para o termo de 2023.

"Onde queimarem livros, mais tarde ou mais cedo, o homem também acabará destruído" Heinrich Heine (1797-1856), poeta alemão