5 Sentidos

XI Feira do Livro de Machico conta com 8 stands de editores e livreiros

Feira vai decorrer entre os dias 17 e 21 de Maio, no Largo da Praça

None

A XI Edição da Feira do Livro de Machico Francisco Álvares de Nóbrega decorrerá entre os dias 17 e 21 de Maio, no Largo da Praça, em Machico.

Este evento, promovido pela Câmara Municipal, tem como principais objectivos a promoção da leitura e do livro enquanto instrumento de desenvolvimento cultural, o reconhecimento da cultura oral e escrita como património cultural, a divulgação de escritores locais e regionais e ainda a criação de espaços livres de aproximação entre autores e leitores.

Esta feira marca o início das celebrações do 250.º aniversário natalício do autor machiquense Francisco Álvares de Nóbrega. Como tal, contará com a apresentação do XV Concurso literário Francisco Álvares de Nóbrega e apresentação da publicação dos trabalhos premiados no ano transacto, a cargo da Junta de Freguesia de Machico.

"Machico, hoje, ocupa um lugar cimeiro no panorama literário madeirense" e, com o tal, este ano , a feira contará com a presença de 8 stands de editores e livreiros que se associaram a esta manifestação cultural. São eles: Fnac, livraria Vitória. Alfarrábio, DRC, Xarabanda, CMM, Alfarrabista do Funchal e Livros de Sonhos. Haverá ainda uma ludoteca sob a responsabilidade da equipa técnica da Biblioteca Municipal de Machico.

A programação cultural foi concebida pela mediadora cultural Leda Pestana em articulação com o pelouro de Educação, Cultura e Juventude do Município e conta com um conjunto de actividades plurais e diversificadas que, ao longo dos 5 dias, pretendem chegar a um maior público possível.

Nesse sentido, para além dos muitos livros, há também espaço para música, animação de rua e outros eventos capazes de preencher as mais exigentes expectativas de miúdos e graúdos. Assim nos dias 17, 18 e 19 de Maio, os eventos recairão essencialmente sobre o público infanto-juvenil sendo as escolas convidadas a se associarem às festividades. Nos dias 20 e 21 as actividades estarão direcionadas para o público em geral.

Esta, continua a ser uma feira com um forte pendor infantojuvenil onde se pretende chegar a 800 crianças do município, numa verdadeira festa do Livro e da Cultura, onde poderemos contar com: 

- 6 apresentações de livros (entre os quais Amor de Leda Pestana e Poeticamente de Luís Costa, 'Ai se eu fosse Zeus' de Andreia Batista e 'Ensinar a ler' de Tânia Fernandes e apresentação dos fonogramas da tradição musical Madeirense, da Associação Xarabanda);

- 5 lançamentos de livros com destaque para o conto 'As Avenuras do Machibiental' , mascote do Ecos Machico e 'Calhaus falantes _ Pedras cantantes', da autoria do padre José Martins Júnior e 'Não gosto de escrever' da professora Luisa Paolinelli;

- mais de 10 espectáculos artísticos (com destaque para Ahau Marionetas, a Tuna de Cãmara de Machico, Prestige Dance, Adars, Orquestra Juvenil da Banda Muncipal de Machico, Contratempo e Live Brisk, charamelas, Estrondilha);

- 5 oficinas criativas para escolas e famílias (escrita criativa, escrita para cena, ilustração, construção de fantoches…) 

- 6 horas do conto (conta com contadoras locais, entre as quais Lisandra Tavares, Rubina Spínola e Susana Silva, Leda Pestana e Catarina Claro. Haverá igualmente uma participação especial do serviço educativo do Museu da Baleia da Madeira).

A feira vai contar com animação de rua com estátuas vivas do Teatro Bolo do Caco.

No dia 18 de Maio, Dia internacional dos Museus, a Autarquia decidiu valorizar a herança cultural material e imaterial de Machico promovendo um Giro pelo Património edificado de Machico, (da responsabilidade do Núcleo Museológico d Solar do Ribeirinho), apresentar o projecto de Marcadores de livros intitulados 'Marca a tua História com Cultura' e 'Artes e Ofícios de Outras gerações' (da responsabilidade da Biblioteca Municipal) e ainda a apresentação do mapa ilustrado de Machico da autoria de Cristina Carvalho e Rafaela Rodrigues.

Importa referir que esta é uma feira inclusiva e intergeracional na qual participarão utentes do CACI Machico, Caniçal e alunos da Universidade Sénior de Machico, assim como alunos de escolas de outros municípios (Escola Santo Condestável e EB1/PE Ladeira e Lamaceiros, Arco da Calheta).