Madeira

RIR lamenta prioridades do presidente de Machico

None

O partido Reagir Incluir Reciclar (RIR) lamenta as prioridades do presidente da Câmara Municipal de Machico que, hoje, anunciou a "entrega de terrenos públicos a privados, através de hasta pública". As declarações de Ricardo Franco foram proferidas na sessão solene do Dia do Concelho de Machico.

Machico prepara hasta pública de terreno para alojamento turístico

Outra das novidades avançadas por Ricardo Franco foi o projecto de cinco milhões de euros para habitação, com verbas do IHRU

O RIR defende que este processo de hasta pública deve ser fiscalizado pelo governo, oposição e população, uma vez que aqueles terrenos estão numa zona nobre da cidade. "Terrenos estes que ao longo dos anos vêm sendo cobiçados por muitos, nesta hasta pública «todos os interessados serão socialistas», nem que seja apenas por interesse", indica em comunicado Liana Reis.

A coordenadora do partido diz ainda lamentar que o investimento de 5 milhões de euros, "seja distribuído por apenas 40 famílias, quando existe centenas de famílias a precisar desses apoios". "Quais os critérios para essas atribuições? Quem serão os contemplados? O acompanhamento dos processos é feito pela Câmara porquê? Quem serão os beneficiários indiretos destes apoios? Quem fiscalizará o inflacionar de preços, por parte das empresas contempladas", questiona.

Além disso, o RIR defende que o feriado municipal se mantenha no dia de Nosso Senhor dos Milagres, em Outubro, pois é "um dia celebrado por todos os residentes em Machico, bem como por toda a população".

"Quanto a uma possível ligação ferry entre o Caniçal e o Porto Santo, é uma ideia a considerar, pois seria uma mais valia para o concelho e até mesmo para a região", indica.

Liana Reis termina lembrando "aos autarcas de Machico, que Machico não é só a vila, Machico são todas as freguesias que constituem o concelho, pois todos os residentes, têm os mesmos direitos, vivem eles no Porto da Cruz ou no Santo da Serra, na Água de Pena ou Caniçal, ou até mesmo em Machico".