Comunidades 5 Sentidos

Lançamento do livro 'Portugueses no Hawai' esta sexta-feira em Honolulu

None

Na tarde de amanhã, sexta-feira, decorre a primeira apresentação do livro 'Portugueses no Hawai - a historia de gerações' de Nelson Ponta-Garça, em Honolulu na Mission Theater, no ano em que se comemora 145 anos da chegada dos primeiros madeirenses ao Hawai. 

A obra será apresentada pelo descendente de madeirenses, Cônsul Honorário de Portugal do Hawai e vereador da Câmara de Honolulu, Tyler dos Santos e pelo empresário de origem madeirense Danny Abreu, que suportou parte do livro que foi impresso no norte de Portugal. 

O autor revelou que o livro foi impresso em Portugal  de propósito, porque queria levar algo finito de Portugal e para recordar a primeira viagem de barco ocorrida em 1878, onde foram 120 madeirenses no barco Priscilla desde o Funchal até Honolulu. A obra fez uma viagem desde Lisboa até à California e depois para o Hawai.

Nelson Ponta-Garça referiu que a  obra foi publicada em bilingue, português e inglês e surgiu após um documentário realizado há cerca de cinco anos com o mesmo nome do livro. O autor descendente de açorianos, nascido nos Estados Unidos da América, realçou que este documentário teve segmentos na RTP 1 e na RTP Internacional e explicou que para que não ficasse algo efémero que se faz na altura  e que se lembra na altura como um registo finito, criou o livro por ser importante testemunhar a esta geração, que “eu chamo a geração dourada quer no Hawai quer noutra comunidades não havia qualquer registo local”. O autor salientou que há varias coisas publicadas sobre o Hawai mas um livro que fosse ao encontro das comunidades, que mostrasse as caras, os testemunhos, as realidades, as organizações e, no fundo, as preocupações e anseios desta comunidade deste momento que tenha conhecimento não havia nada, e daí na sequência do documentário o livro foi adaptado do documentário.

Nelson Ponta-Garça descreveu que é um livro leve com muitas fotos em contexto histórico, mas também em contexto actual,  como quase como as páginas amarelas das quatro ilhas e com os principais intervenientes nas várias áreas de acção.

Este não é o primeiro livro do autor ligado às comunidades portuguesas, o autor disse que isto faz parte de um projecto mais global visto que já publicou a obra 'Portugueses na Califórnia' e depois fez também em New England.

“O objectivo destas obras é mapear, identificar, preservar o delegado histórico das comunidades portuguesas na América,” frisou o autor. 

“A emigração do Hawai é diferente das outras"

No ano em que se comemora os 145 anos da chegada dos primeira emigração madeirense organizada ao Hawai, o livro será apresentado desde o dia 5 até  14 de Maio, em diversos locais nas quatro ilhas do Hawai na qual diversas personalidades ligadas a comunidade portuguesa farão as apresentações. 

O livro conta com uma nota de abertura do presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, onde refere que “ao Hawai, os madeirenses chegaram também, uma ilha que, como a Madeira, tem condições climatéricas e onde fomos acolhidos sem preconceitos. Por lá singraram e foram deixando um pouco da nossa sabedoria. Deixaram marcas indeléveis da nossa cultura consoante se iam aculturando também".

O governante refere ainda que não só na agricultura como na Cultura. Na Música e dança com o nosso Folclore, de ritmo alegre e coreografado e com a introdução “Braguinha”, levada para o Hawai pelas mãos do madeirense João Fernandes, e que foi renomeado como “Ukelle” pela terra que o acolheu. 

Para além da nota do governo regional da Madeira, o livro conta com uma nota do presidente Regional dia Açores, do Secretário das Comunidades Portugueses e do Cônsul Honorario de Portugal no Hawai.

A obra contou com o apoio da Governo Regional da Madeira e do Instituto de Camões e da família Danny Abreu.