5 Sentidos

XVI Mercado Quinhentista de Machico dedicado a 'Tristão das Damas'

Certame acontece nos dias 2, 3 e 4 de Junho

None

A 16.ª edição do Mercado Quinhentista de Machico, evento de recriação histórica, realiza-se nos dias 2, 3 e 4 de Junho, tendo como temática central 'Tristão das Damas', descrita como "uma das principais personagens da génese do povoamento de Machico".

De forma a contextualizar a temática, o Fórum Machico acolhe a 6 de Maio o XV Colóquio do Mercado Quinhentista, que contará com oito oradores, dois dos quais provenientes do Continente Português. Na plateia estarão cerca de 230 formandos, na sua grande maioria professores.

Em nota emitida, a Comissão Organizadora do Mercado Quinhentista da Escola Básica e Secundária de Machico explica que Tristão das Damas, o segundo administrador da Capitania de Machico, "foi um impulsionador da cultura cortesã".

Diligenciou festas, torneios, jogos de cavalaria e saraus de poesia, sendo da sua autoria três das poesias que integram o Cancioneiro Geral de Garcia de Resende. Mandou edificar a primitiva capela de São Roque, o patrono dos males de contágio, bem como a capela de São João Batista, na igreja matriz de Machico, destinada a jazigo da família, como testemunha o brasão de armas dos Teixeiras, onde jaz sepultado. Comissão Organizadora do Mercado Quinhentista da EBSM