Madeira

Cabo Girão vai passar a contar com cinco máquinas de venda automática de bilhetes

Em resposta ao DIÁRIO, na quarta-feira, a Secretaria Regional das Finanças explicou que a zona da bilhética será ampliada devido ao elevado "fluxo de turistas"

Miradouro do Cabo Girão é visitado por milhares de pessoas diariamente 
Miradouro do Cabo Girão é visitado por milhares de pessoas diariamente , Foto ASPRESS

Acessibilidade ao ponto turístico será melhorada "em breve". Miradouro terá oito torniquetes de entrada e de cinco torniquetes de saída

A zona de acesso ao Miradouro do Cabo Girão está a ser melhorada para fazer face ao elevado número de turistas que visitam o emblemático ponto turístico. 

Conforme o DIÁRIO noticiou na semana passada, o Governo Regional investiu mais de cerca de 99 mil euros para modificar entradas no Cabo Girão. Em Fevereiro último, foi celebrado um contrato de aquisição de equipamento para remodelação do Sistema de Ingressos do Miradouro do Cabo Girão, entre a Direcção Regional do Património e a empresa Bigsystems, Sistemas de Automação e Controlo, S.A., com um prazo de execução de 90 dias.

Na quarta-feira, em resposta escrita a questões colocadas pelo DIÁRIO, a Secretaria Regional das Finanças explicou que a remodelação em causa consiste na instalação de cinco torniquetes de entrada e de três torniquetes de saída, bem como na instalação de oito leitores de QR Code e a respectiva integração no sistema 'SIMplifica'. No final da intervenção, o miradouro terá um total de 13 torniquetes (oito de entrada e cinco de saída). 

"A decisão de remodelação do sistema em causa teve por fundamento a necessidade de aquisição de um maior número de torniquetes, com vista ao controlo de um maior número de entradas e saídas, bem como de um software renovado para uma melhoria e modernização do sistema", refere em nota emitida o gabinete do tutelar da pasta das Finanças, Rogério Gouveia. 

O Governo Regional tem previstos "para breve" investimentos para a adaptação da acessibilidade à plataforma do Miradouro, nomeadamente com a instalação de um torniquete para pessoas com mobilidade reduzida. Até lá, "a entrada não será cobrada a quem se enquadrar nessa disposição". 

A zona da bilhética será alvo de um "projecto de ampliação" que prevê a colocação de mais três postos de venda automáticos,  sendo que passarão a existir cinco máquinas de venda automática de bilhetes no Miradouro do Cabo Girão. 

As entradas no Miradouro do Cabo Girão, localizado em Câmara de Lobos, começaram a ser pagas a 6 de Março último. Os bilhetes têm o custo de 2 euros para adultos não residentes na Região Autónoma da Madeira, sendo o acesso gratuito para crianças em idade até aos 12 anos. Os cidadãos a residir no arquipélago madeirense, que queiram visitar o local, devem fazer-se acompanhar de um cartão de residente, emitido pelo Portal SIMplifica, que atesta a residência na Região.