5 Sentidos

Filmes premiados nas propostas do ‘Encontro com o cinema' para ver na Ponta do Sol

Durante estes meses de Abril e Maio, muitas são as produções que estarão em exibição às sextas-feiras, pelas 21h30, no Centro Cultural John Dos Passos

None

O evento é organizado pela associação Travessias Culturais em parceria com o Município da Ponta do Sol, Direcção Regional da Cultura e Estalagem da Ponta do Sol

Durante os meses de Abril e Maio, as propostas do ‘Encontro com o cinema' são de vários filmes premiados, que poderão ser vistos, às sexta-feiras, pelas 21h30, no Centro Cultural John Dos Passos, na Ponta do Sol. 

O primeiro a ser exibido no mês de Abril - dia 14 - é  ‘Lingui – Os Laços Sagrados’ de Mahamat-Saleh Haroun, cuja estreia em Portugal aconteceu a 12 da de Maio de 2022.

O filme, com selecção oficial em competição no Festival de Cannes, relata a história de Amina, mãe solteira e muçulmana praticante, que vive nos arredores de N'djamena, capital do Chade.

Segundo consta na sinopse, este é “um filme visualmente arrebatador, tão vasto e profundamente humano, que nos mostra que só ao unirmo-nos na luta pela dignidade é que conseguimos romper com ciclos de silêncio e de injustiça”.

Do elenco fazem parte nomes, como ​Achouackh Abakar Souleymane, Rihane Khalil Alio e Youssouf Djaoro.

Já a 21 de Abril, a proposta é 'O Rei do Riso' de Mario Martone, um filme que venceu o Prémio Pasinetti para Melhor Actor (Toni Servillo) e o Prémio La Pellicola d’Oro para Melhor Guarda-roupa (Tirelli Costumi), no Festival de Veneza. 

Com estreia em Portugal a 5 de Maio de 2022, do 'O Rei do Riso' consta a seguinte sinopse: "Na Nápoles da Belle Époque dos inícios do séc. XX, um actor criava a personagem burlesca de Felice Sciosciammocca, e as salas enchiam-se para o ver. Rei do riso e rei das bilheteiras, Eduardo Scarpetta (1853-1925), interpretado de forma brilhante pelo grande actor Toni Servillo, teve uma história peculiar. Mario Martone, encenador e cineasta, autor de alguns dos grandes títulos do cinema italiano das últimas décadas, visita as tradições do teatro napolitano e recria aquilo a que ele próprio chama “o romance imaginário de Eduardo Scarpetta e da sua tribo”. Uma “tribo” familiar e teatral, onde se juntavam a mulher e as amantes, os filhos legítimos e os ilegítimos, entre eles o famoso dramaturgo italiano Eduardo De Filippo, que nasceu da relação de Scarpetta com a sobrinha da sua mulher. Um dia, Scarpetta resolve parodiar um drama de Gabriele D'Annunzio, o "poeta oficial" da época, com a anuência deste. Mas D'Annunzio resolve mudar de opinião...". 

O ‘Encontro com o cinema’ termina este mês de Abril com 'A Chiara' de Jonas Carpignano, um filme que será exibido no dia 28, que foi considerado Melhor Filme Europeu no Festival de Cannes 2021 e que recebeu uma Menção Especial do Júri para Melhor Interpretação ex-aequo (Swamy Rotolo) no LEFFEST – Lisbon & Sintra Film Festival. 

A película estreou em Portugal a 28 de Abril de 2022 e conta com os actores Grecia Rotolo, Swamy Rotolo, Silvana Palumbo e Claudio Rotolo no elenco. 

Eis a sinopse: "A família Guerrasio e os amigos juntam-se para festejar o 18.º aniversário da filha mais velha de Claudio e Carmela. É uma ocasião feliz e esta família unida está na melhor forma. A aniversariante e a irmã Chiara, 16 anos, disputam a pista de dança, e a festa prolonga-se pela madrugada dentro. No entanto, tudo muda quando, no dia seguinte, o pai desaparece. Chiara procura desesperadamente explicações. Insatisfeita com a história que lhe é contada, inicia a sua averiguação, mas, à medida que se aproxima da verdade, vê-se forçada a decidir que futuro deseja para si própria". 

Já no próximo mês de Maio, a proposta do ‘Encontro com o cinema' é 'A Noiva' de Sérgio Tréfaut. Trata-se de um filme para ver a 5, que se estreou em Portugal a 12 de Janeiro de 2023 e que recebeu o Prémio Especial Las Nuevas Olas no Festival de Sevilha. 

'A Noiva' relata a história de uma adolescente europeia, que foge de casa para casar com um guerrilheiro do Daesh. Ficou curioso? Conheça a sinopse: A adolescente "torna-se uma noiva da Jihad. Três anos mais tarde a sua vida mudou dramaticamente. Vive num campo de prisioneiros no Iraque. Agora é mãe de dois filhos e está grávida outra vez. É uma viúva de 20 anos e será brevemente julgada pelos tribunais iraquianos. O que a experiência da guerra e a lavagem cerebral lhe fizeram?". 

A 12 de Maio há para ver o filme 'Campo de Sangue' de João Mário Grilo, candidato português à categoria de melhor filme Ibero-americano nos Prémios Colibri 2022 da 46.ª Mostra de São Paulo. 

Em 'Campo de Sangue', podemos assistir a uma "personagem de um romance escrito no passado que ganha vida no presente para atormentar a autora, revivendo e revisitando com ela a história de um crime". 

Com estreia em Portugal a 23 de Junho de 2022, do elenco fazem parte os actores Carloto Cotta, Luísa Cruz, Sara Carinhas, Teresa Madruga e Fernanda Neves.

A terminar este mês de Maio - dia 26 - está o documentário ‘Atrás Dessas Paredes’ de Manuel Mozos “sobre os espaços que capturam as narrativas dos marginalizados”, que se estreou em Portugal no IndieLisboa 2022.

O ‘Encontro com o cinema' é organizado pela associação Travessias Culturais em parceria com o Município da Ponta do Sol, Direcção Regional da Cultura e Estalagem da Ponta do Sol.