Artigos

75 anos da Organização Mundial de Saúde

1. A Organização Mundial de Saúde celebra 75 anos e nesta efeméride relembrou as conquistas, ao longo destes 75 anos, em que a ciência e a investigação foram grandes aliados para a melhoria da saúde.

A propósito da investigação clínica em Portugal, em 2019, foi divulgado um estudo da PricewaterhouseCoopers e foram identificadas três grandes dificuldades: a falta de valorização da investigação clínica, a dificuldade na contratação de recursos humanos e a insuficiente literacia da população.

Genericamente todos os hospitais estão confrontados com uma atividade diária permanente que absorve os orçamentos. Isto dificulta o investimento na área de investigação e como tal, devem ser preconizadas soluções alternativas.

A Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, prevê entre outros, apoiar a pesquisa e o desenvolvimento de vacinas e medicamentos para as doenças transmissíveis e não transmissíveis, que afetam principalmente os países em desenvolvimento, proporcionar o acesso a medicamentos e vacinas essenciais a preços acessíveis; acabar com as epidemias de sida, tuberculose, malária e doenças tropicais negligenciadas e combater a hepatite.

A União Europeia, em 2021, apresentou as prioridades para o Espaço Europeu da Investigação (EEI) e o Pacto para a Investigação e a Inovação na Europa, onde o principal pilar é o financiamento para a investigação. Foi definido até 2027, um orçamento de 95,5 mil milhões de euros.

Relevo o importante papel da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) que associada à Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB), anunciou recentemente 8 Bolsas de Investigação Clínica em Oncologia nos Cuidados de Saúde Primários. As candidaturas estão abertas até dia 31 de maio de 2023. Serão elegíveis os projetos dedicados a um ou mais, dos seguintes objectivos:

  • A promoção da saúde e prevenção primária da doença, nomeadamente através da promoção e educação para estilos de vida saudáveis;
  • A promoção da saúde e prevenção secundária da doença, nomeadamente através da promoção do diagnóstico precoce;
  • A diminuição da mortalidade e da morbilidade por cancro;
  • A melhoria da qualidade de vida e dos cuidados prestados aos doentes.

2. A comemoração do 75.º aniversário da OMS, no Dia Mundial da Saúde, assinalado a 7 de abril, tem como tema para 2023 “Saúde para Todos”.

Os cuidados de saúde primários no importante papel de promoção da saúde e prevenção primária da doença representam o alicerce dos sistemas de saúde. Cabe ao cidadão a adopção de estilos de vida saudáveis para partilhar este desafio à escala global.

O vídeo alusivo às comemorações. divulgado pela OMS, merece atenção especial pela necessária reflexão que devemos fazer quanto ao que temos e aos caminhos a trilhar no contexto do que existe à escala global.

https://www.who.int/campaigns/75-years-of-improving-public-health#