Reflexão de Páscoa

No Cristianismo a Páscoa é o momento para celebrar a Ressurreição de Cristo.

Enquanto Sociedade, e independentemente dos credos e crenças que cada um de nós cultiva, ou não, é urgente “Ressuscitar” os mais básicos valores humanos e sociais!

Ressuscitar a compaixão, a solidariedade, a cooperação, a humildade e tantos outros valores que andam arredados do nosso dia a dia.

Vivemos tempos de competição, do “eu” acima do “nós”, do ter mais para ser mais, de estarmos sempre à frente do nosso semelhante custe o que custar, vivemos tempos imbuídos na busca incessante pela perfeição aos olhos de uma sociedade cada vez mais egoísta, egocêntrica, desumana, muitas vezes cruel e injusta para milhões de pessoas!

Entre elas, crianças e idosos que são os que mais sofrem com estas situações, atirados para as ruas da amargura, sem qualquer culpa pelas atrocidades que, a vários níveis, lhes são infligidas!

Ressuscitar valores éticos, morais e humanistas é urgente, pode não resolver no imediato, mas está nas nossas mãos tudo fazer para a criação de uma sociedade mais justa, mais inclusiva, mas solidária, assente em valores humanistas e de cooperação e não fundeada nos valores da competição e do egoísmo que destroem e corroem pessoas e, por conseguinte, nações!

Não tentar ressuscitar esses valores, pode levar a um ressuscitar de outros “Fantasmas” que trarão, certamente, a toda a sociedade enormes desafios e riscos acrescidos para o futuro.

Vivemos num mundo de contradições…

Vivemos num mundo de “desigualdades” ... entre iguais!

Celso Nuno Ventura de Sá