Madeira

Praia Formosa terá novo posto de vigilância

Após a recente intervenção na frente-mar, zona Nascente passará a contar com presença de nadadores-salvadores

A nova promenade da Praia Formosa tem sido percorrida por muita gente.
A nova promenade da Praia Formosa tem sido percorrida por muita gente.

À beira do início da época balnear e depois da recente intervenção na frente-mar da Praia Formosa, Bruno Pereira confirmou à TSF-Madeira que a mais recente empreitada "implicará" que este ano exista "um reforço nos postos de vigilância" na zona Nascente.

O posto de vigilância permitirá acompanhar "de uma forma mais próxima, os banhistas que, de certeza, este ano irão acorrer, não só ao lado Poente, mas também ao lado Nascente da Praia Formosa" - algo que, caso não falhe a memória ao vereador, nunca aconteceu.

No fundo o que se pretende é criar uma zona ininterrupta de forma a que toda a frente da Praia Formosa esteja aberta a toda a população. Bruno Pereira

O vereador com a tutela da empresa municipal Frente Mar Funchal lembra ainda que a Praia Formosa "tem as suas características", pelo que esta também será uma tentativa de evitar que muitos optem por ir a banhos em locais onde as correntes são perigosas, como é o caso da conhecida praia dos namorados.

"Essa praia é mais perigosa e também aí a Câmara reforçou recentemente um conjunto de sinalização de perigo. É uma praia não vigiada, que não reúne as condições, principalmente para as pessoas menos avisadas terem acesso ao mar. Fazer actividades no areal, sim, agora é uma praia com algum perigo e que nós reforçámos a sinalização. É uma praia que tem um histórico com alguns incidentes mais gravosos", justifica o alerta Bruno Pereira.

Protecção marítima na Praia Formosa e túnel da Doca do Cavacas reabilitados e abertos ao público

Bruno Pereira, vereador da CMF, visitou hoje estas infraestruturas

Quanto à intervenção “muito avultada”, o autarca sublinha que este foi “um trabalho de protecção marítima” que agora se apresenta “com uma solução diferente do ponto de vista da engenharia e muito mais robusta”.

Acho que esta era a intervenção que faltava para que todos os anos o acesso entre a Praia Formosa e a Doca do Cavacas não seja feito em madeiras, em paletes, em plásticos, ou com fecha, abre e reabre. Era uma constante à volta desse tema. Bruno Pereira

A Câmara, por trás desse processo, fez todo o trabalho de arranjo do túnel que liga a Praia Formosa à Doca do Cavacas. Uma reabilitação que rondou os 50 mil euros e com recurso aos funcionários da Câmara Municipal do Funchal.

O túnel estará aberto entre as 9 horas e as 22 horas. Durante a noite não fica aberto por razões de segurança.