Madeira

Fiéis reforçam fé e renovam esperança no renascimento

D. Nuno Brás celebra Vigília Pascal no Funchal, onde serão baptizados quatro adultos

None

Centenas de fiéis acompanham neste Sábado de Aleluia a Vigília Pascal da Igreja da Sé, que é presidida pelo Bispo do Funchal D. Nuno Brás. 

O momento é considerado o mais importante para a Igreja Católica, já que assinala a ressurreição de Jesus Cristo. Na noite que antecede a Páscoa, os cristãos reúnem-se para reforçar a fé e renovar a esperança no renascimento e em dias melhores.

A celebração da Vigília pascal conta com quatro momentos: a liturgia da luz; a liturgia da Palavra; a liturgia baptismal; e a liturgia eucarística.

No primeiro momento, é feita a bênção do fogo, na preparação do círio pascal, que simboliza a luz da Páscoa e a luz de Cristo. A luz, do círio pascal e das velas, simbolizam o Cristo Ressuscitado. As velas nas mãos dos fiéis são acesas no círio pascal e a iluminação da igreja acende-se progressivamente. 

Nesta cerimónia, quatro adultos, com 18, 25, 35 e 38 anos de idade, receberão os três Sacramentos da Iniciação Cristã: Baptismo, Crisma e Eucarista, a cargo do Bispo do Funchal.