Madeira

Quase 100 participantes renovam tradição da 'Via Sacra' no Pico da Torre

None

O Pico da Torre, em Câmara de Lobos, volta hoje a encher-se, pelas 9h30, de fiéis e curiosos para a encenação dos Passos da Paixão de Cristo.

A Via Sacra de Jesus Cristo ao vivo promete atrair a atenção e despertar a emoção do muito público, sobretudo no decorrer dos autos da Caminhada até ao Calvário, a Crucificação e a Morte, numa recriação que ficará a cargo 94 participantes, a grande maioria jovens de grupos da Paróquia de Santa Cecília, com idades entre os 12 e 30 anos.

É um dos números mais elevados de sempre e isto sem contar com aquelas pessoas que estão responsáveis pelos cenários e todo o trabalho de fundo. Por isso, contando com todos elementos, são mais de 100 pessoas. Paulo Silva, padre da Paróquia

Com mais de dois meses de preparação, o Padre Paulo Silva esclarece que é uma celebração que carece de muita organização e logística. "Temos responsáveis que são muito competentes, mas isto dá muito trabalho, porque engloba a preparação dos cenários, as roupas e os ensaios", afirmou. 

Sobre a razão que move os fiéis até este evento, o pároco não tem dúvidas que é a fé e não a própria encenação em sim.

Isto não se trata de um espectáculo, mas sim de um momento profundo da Sexta-Feira Santa. Se nos recordarmos dos tempos antigos, este dia era o de paragem, em que parávamos e contemplávamos o facto da vida do Senhor ser entregue para nós. Por isso, as pessoas vêm movidas pela fé e não pelo espectáculo. Pretendemos que seja uma encenação quase realidade, mas sobretudo para as pessoas aprofundarem a sua fé. Paulo Silva, padre da Paróquia

Numa altura em que ainda corre muita tinta sobre o escândalo sexual que abalou a Igreja Católica, o Padre Paulo Silva explicou que não acredita que isso possa ter alguma repercussão na afluência do público.

A fé move montanhas e cada um é movido pela fé que construiu ao longo da vida. E olhando para estas situações que são problemáticas e dramáticas para nós cristãos, acho que não é isso que nos irá abalar a fé Paulo Silva, padre da paróquia
Quero que esta Páscoa seja um tempo profundo de sobretudo auto-conhecimento de cada um na sua relação pessoal e comunitária com Jesus. Por isso, quero desejar a todos uma Santa Páscoa e que seja de facto um momento vivido em família, pois muitas vezes  estamos presentes, mas ausentes.

OUTROS EVENTOS REGIONAIS:

- 11h00 - Nacional x Oliveirense, jogo da II Liga de futebol, no Estádio da Madeira;

- 15h00 - Marítimo x Boavista, jogo da Taça de Portugal de andebol masculino, no Pavilhão do Marítimo;

- 16h00 às 18h00 - Torneio Marítimo Centenário (finais sub-15 e sub-17), no Complexo Desportivo do Marítimo, em Santo António;

- 17h30 - Celebração da Paixão, presidida pelo Bispo D. Nuno Brás, seguida da procissão do Enterro do Senhor, na Sé Catedral do Funchal;

- 21h00 - Via-Sacra Jovem, no Largo do Colégio, no Funchal;

EFEMÉRIDES:

1263 - Os restos mortais de Santo António de Lisboa são transferidos para a Basílica de Santo António, em Pádua.

1498 - Os navios de Vasco da Gama, a caminho da Índia, fundeiam em Mombaça, a norte de Moçambique, na costa oriental da África.

1652 - Os holandeses fundam a Cidade do Cabo, na África do Sul.

1821 - O Governo liberal saído da Revolução de Setembro de 1820 suprime os chamados "direitos banais", impostos e tributos do período senhorial.

1893 - Nasce, em São Tomé e Príncipe, o artista plástico e escritor português José de Almada Negreiros, autor de "Nome de Guerra" e do "Manifesto Anti-Dantas".

1921 - É fundado o Diário de Lisboa.

1943 - Nasce o ciclista Joaquim Agostinho, na localidade de Brejenjas, concelho de Torres Vedras.

1945 - II Guerra Mundial. Os aviadores da Armada norte-americana afundam o maior navio de guerra japonês, o Yamato, no Pacífico.

1947 - É criada, em Lisboa, a Federação Portuguesa de Voleibol.

         - Morre Henry Ford, fundador da Ford Motor Company. A introdução do modelo Ford T revolucionou os transportes e a indústria dos EUA. Tinha 83 anos.

1968 - A URSS lança a sonda lunar Luna 14.

           - Morre, com 32 anos, o britânico Jim Clark campeão da Fórmula 1, num acidente no circuito alemão de Hockeneim.

1986 - Os serviços do Imposto sobre Valor Acrescentado (IVA) revelam que o primeiro mês de cobrança rendeu ao Estado português 24 milhões de contos (cerca de 120 milhões de euros).

1987 - O Dia Mundial da Saúde é assinalado em Portugal com a introdução da vacina VSPR, anti-sarampo, papeira e rubéola.

1999 - É formalizada a constituição da União Humanitária dos Doentes com Cancro.

2003 - Guerra do Iraque, 20.º dia. As forças norte-americanas atingem Bagdad e ocupam o aeroporto e três residências presidenciais.

2004 - Apresentação do Plano Nacional de Prevenção do Abandono Escolar.

             - São encontrados, ao largo de Marselha, no Mediterrâneo, os destroços do avião em que desapareceu o escritor e piloto francês Antoine de Saint-Exupéry, com 44 anos, autor de "O Principezinho", a 31 de julho de 1944, durante a II Guerra Mundial.

2005 - A rádio TSF realiza a primeira emissão de rádio em língua gestual portuguesa (LGP) para surdos, em Portugal.

2007 - Morre Barry Nelson, ator norte-americano, o primeiro a interpretar o papel de James Bond. Tinha 89 anos.

2008 - A passagem da chama olímpica de Pequim2008 por Paris fica marcada por vários incidentes, protagonizados por manifestantes pró-Tibete.

            - As autoridades norte-americanas retiram 534 mulheres e crianças de um rancho do Texas, templo da Igreja Fundamentalista dos Santos dos Últimos Dias em Eldorado, pertencente a uma seita mormon poligâmica.

            - Os jurados do inquérito judicial à morte da princesa Diana e de Dodi Al-Fayed revelam o veredicto que conclui pelo homicídio provocado pela conduta negligente dos veículos perseguidores e do Mercedes que os transportava.

2009 - O governador do Banco de Portugal Vítor Constâncio, apresenta a Central de Responsabilidades de Crédito do Banco de Portugal, uma base de dados que centraliza a informação recebida por bancos e outras instituições financeiras relativa às responsabilidades de crédito dos seus clientes (particulares e pessoas coletivas) e que tem como principal objetivo apoiar aquelas entidades na avaliação do risco da concessão de crédito.

2012 - Morre Mike Wallace, jornalista norte-americano, o rosto do programa "60 Minutos" durante cerca de 40 anos. Tinha 93 anos.

2015 - O ministro da Economia alemão, Sigmar Gabriel, considera "estúpidas" as estimativas da Grécia sobre as reparações exigidas a Berlim pela ocupação do país durante a II Guerra Mundial, avaliadas em 278,7 mil milhões de euros.

2017 - Quatro mortos e 15 feridos são o resultado de um atentado em Estocolmo, Suécia, quando um camião, roubado, atropelou várias pessoas no centro da cidade. 

2018 - O ex-Presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, condenado em duas instâncias por corrupção, sai a pé, rodeado de seguranças, do Sindicato dos Metalúrgicos onde se encontrava desde o dia 05, em São Bernardo do Campo, no Estado de São Paulo, e entrega-se à Polícia Federal.

2020 - Covid-19: A Federação Portuguesa de Futebol cancela os campeonatos seniores não profissionais de futebol e futsal, sem atribuir títulos nem decretar subidas e descidas de divisão.

            - Mais de 40 Estados dos EUA impõem confinamento devido ao novo coronavírus..

2022 - A Organização das Nações Unidas (ONU) suspende a Rússia do Conselho dos Direitos Humanos.

PENSAMENTO DO DIA:

O destino não é coisa que se saiba pelas sinas, nem nada que se modifique com caprichos. O destino de cada indivíduo está por cima do seu próprio caso pessoal José de Almada Negreiros (1893-1970), artista e escritor português