Madeira

Funchal vai adquirir mais seis postos duplos de carregamento de viaturas eléctricas

Cidade passará a contar com 36 postos de carregamento

None

São mais seis postos duplos de carregamento de viaturas eléctricas que vão equipar o Funchal. A novidade foi dada por Pedro Calado na sessão 'Contribuir para a sustentabilidade dos municípios' sobre mobilidade eléctrica a decorrer, na Sala da Assembleia do Funchal.

Assim, a cidade do Funchal vai passar a contar com 36 postos de carregamento. O autarca  relembrou que a autarquia tem adquirido várias viaturas eléctricas para o Departamento de Ambiente e Salubridade, a que se junta outras híbridas para outros serviços, afirmando que, sempre que possível, serão adquiridas mais viaturas eléctricas, já que a mobilidade eléctrica é uma preocupação do seu executivo por questões de "sustentabilidade ambiental" e de "alterações climáticas".

O presidente da Câmara Municipal do Funchal apontou ainda os números da tarifa verde,  iniciativa municipal para incentivar a mobilidade eléctrica, que permite aos utilizadores de viaturas eléctricas registadas não pagarem nos parcómetros. Só este ano, consoante explicou, já se registaram mais 77, sendo que, no ano passado, o número foi de 192, o que dá, no total, mais de 600.

Pedro Calado defende que a adesão dos cidadãos à mobilidade eléctrica não pode ser feita "por decreto" mas sim com "incentivos", até porque é preciso que as pessoas sintam que vale a pena, rele, relembrando, neste contexto, o sucesso que foi o incentivo  financeiro que o Governo Regional proporcionou para a aquisição de viaturas elétricas.