Madeira

Rede de autocarros públicos no Porto Santo deverá ser totalmente eléctrica em 2024

None

A rede de transportes públicos colectivos de passageiros no Porto Santo deverá ser totalmente eclétrica em 2024, afirmou hoje o secretário regional de economia, Rui Barreto.

No concurso internacional para os transportes colectivos de passageiros a nossa preocupação manteve-se e para a ilha do Porto Santo todos os veículos vão ser eléctricos e também para a Rede Aerobus. Além disso, será feita uma renovação quase a 100% de toda a frota de autocarros e mesmo aqueles que não são eléctricos são viaturas com baixa emissão de gases no efeito de estufa Rui Barreto, secretário regional de economia

À margem da abertura da sessão da 'Mobi.Sessions', o governante explicou que o Tribunal de Contas deu parecer favorável ao investimento. No entanto, devido à pandemia de covid-19 e à falta de matéria prima, as entregas das viaturas estão atrasadas. Nesse sentido, o ano de 2024 é apontado como a "provável realidade" em que os transportes públicos no Porto Santo são todos eléctricos.

Rui Barreto explicou ainda que está a ser preparada a entidade que fará a gestão da integração e interoperabilidade dos três operadores de transportes públicos na Região, que passam pela empresa Horários do Funchal, outra que irá operar na parte oeste da Madeira e uma outra para zona leste, onde também será incluído o Porto Santo.

Vamos ter um sistema integrado, com bilhética integrada, passe único e há uma entidade que vai fazer essa gestão e essa chave de repartição das receitas, sendo que vai ser introduzida tecnologia, ou seja, haverá a facilitação dos meios de pagamento digitais. Será uma forma muito mais aliciante, simples e ágil para a utilização dos transportes públicos Rui Barreto, secretário regional de Economia