5 Sentidos

Ruy de Carvalho, Joana Seixas e Rosa Coutinho de Cabral debateram estado da cultura

None Ver Galeria

Os actores Ruy de Carvalho e Joana Seixas e a cineasta Rosa Coutinho de Cabral partiparam, esta tarde, no palco principal da Feira do Livro do Funchal, numa conversa sobre o estado actual da cultura em Portugal e o centenário de Natália Correia, escritora e poetisa açoriana e personalidade de destaque na literatura portuguesa do século XX.

Uma nota de imprensa da organização do evento dá conta do perfil dos três participantes. Ruy de Carvalho é um actor português que conta com mais de 80 anos de carreira. Começou por tirar o curso comercial na Escola Nacional, tendo ingressado no teatro como amador, em 1942, no Grupo da Mocidade Portuguesa, integrado na peça “O Jogo para o Natal de Cristo”.

Estreou-se profissionalmente em 1947 no Teatro Nacional, numa comédia “Rapazes de Hoje”, de Roger Ferdinand. Em 1961, fundo o grupo teatral “Teatro Moderno de Lisboa”, sendo que dois anos depois assumiu a direcção artística do Teatro Experimental do Porto (TEP), onde realizou a sua única experiência como encenador, em “Terra Firme”, de Miguel Torga. Foi condecorado por diversas ocasiões e por todos os Presidentes da República, desde Mário Soares até Marcelo Rebelo de Sousa.

Joana Seixas é uma actriz portuguesa nascida a 31 de Outubro de 1976. É formada em Teatro, Actores/Encenadores pela Escola Superior de Teatro e Cinema. A actriz é uma das personagens de destaque no espectáculo “Colheres de Prata - Centenário de Natália Correia”, cuja última sessão começou hoje às 18h00.

Rosa Coutinho Cabral é a cineasta responsável pelo espetáculo “Colheres de Prata - Centenário de Natália Correia”. Em 2013 foi premiada pelo documentário Adeus, Macau (Arrivederchi Macau) e em 2017 ganhou o Prémio de Melhor Realizadora no Krajina Film Festival.

Hoje a Feira do Livro do Funchal irá encerrar com a actuação do grupo musical Stardust Acoustic Project, que começará às 19h30.