Madeira

Desertificação da costa Norte dificulta a vida a grupos culturais das zonas rurais

Tem lugar, hoje, em São Roque do Faial o concerto dos ‘Pereiros em Flor’, iniciativa que remete para a produção de pêros e de sidra naquela freguesia

O Grupo Coral de Resende está de visita à Região num intercâmbio cultural e hoje actua num concerto em São Roque do Faial. 
O Grupo Coral de Resende está de visita à Região num intercâmbio cultural e hoje actua num concerto em São Roque do Faial. , Foto DR/CPSF

Este momento cultural terá como convidado o Grupo Coral de Resende, que está de visita à Região em intercâmbio cultural. Conheça aqui os restantes eventos que integram a agenda desta quinta-feira.

A Casa do Povo de São Roque do Faial promove esta tarde um concerto que terá como protagonistas o grupo coral local e o Grupo Coral de Resende, uma localidade do distrito de Viseu (região de Tâmega e Sousa), no norte de Portugal, grupo que leva a cabo, esta semana, um intercâmbio cultural na Região.

Sobre a própria instituição local, Heliodoro Dória nota as dificuldades acrescidas desencadeadas pela "desertificação acentuada" de todas as localidades da costa Norte, tornando mais difícil o trabalho em prol da cultura desenvolvido por instituição como o Grupo Coral da Casa do Povo de São Roque do Faial. 

Quanto à iniciativa desta quinta-feira, trata-se do concerto ‘Pereiros em flor’, uma iniciativa que, conforme deu conta, ao DIÁRIO, Heliodoro Dória, visa vincar a importância que estas árvores e o respectivo fruto, os pêros e as maçãs, têm para a cultura e a economia desta freguesia do concelho de Santana, salientando o facto de, nesta altura do ano, as paisagens da freguesia se apresentarem 'pintadas' de branco-rosado, com as flores dos pereiros. 

“Como é sabido, nós, em São Roque do Faial, temos muitos pereiros, sobretudo na zona do Ribeiro Frio, cujo fruto é utilizado maioritariamente para a produção de sidra, produção que tem muita importância para a economia das famílias da freguesia”, sustentou, apontando que o nome dado ao evento de logo à tarde foi uma forma de destacar esta “actividade agrícola no panorama local”.

O responsável pelo grupo coral anfitrião, que está integrado nas várias agremiações culturais instituídas pela Casa do Povo de São Roque do Faial, frisou que a vinda do Grupo Coral de Resende resulta de um intercâmbio cultural entre as duas entidades, estando previstas, ao longo desta semana, várias actividades envolvendo ambas as colectividades.

Heliodoro Dória salientou os vários passeios que os visitantes têm feito pelos diferentes concelhos da Região, tendo, em algumas ocasiões, sido recebidos pelas entidades públicas locais, como foi o caso do presidente da Junta de Freguesia de São Roque do Faial, Gonçalo Jardim, ou do presidente da Câmara Municipal de Santana, Márcio Dinarte Fernandes. Para amanhã está reservada uma recepção por Miguel Albuquerque, às 15 horas, na Quinta Vigia.

Mas antes disso, logo à tarde, pelas 20h30, na sede da Casa do Povo, o Grupo Coral de São Roque do Faial e o Grupo Coral de Resende vão entregar-se ao concerto ‘Pereiros em Flor’, cantando, cada agremiação, temas que fazem parte dos seus repertórios. O concerto é de entrada livre.

No caso do grupo anfitrião, as escolhas musicais recaem sobre temas tradicionais madeirenses, a maioria com arranjos do maestro João Victor Costa. A direcção do coro caberá à maestrina Elsa Cerqueira.

Já o Grupo Coral de Resende, que prolonga a sua estadia na freguesia até ao próximo domingo, escolheu temas tradicionais do seu concelho, mas também vários temas internacionais. Desta lista fazem parte o ‘Hino de Resende’, ‘Greensleeves’, ‘La Villanella’, ‘Cielito Lindo’, ‘Amen’, ‘Funiculi, Funiculá’ ou ‘Oh happy day’. O coro será dirigido pelo maestro Luís de Matos.

Heliodoro Dória reconhece o esforço financeiro feito para proporcionar a estadia e alimentação do grupo visitante, composto por 38 elementos, ainda assim, destaca os apoios conseguidos para tornar possível este intercâmbio, que já levou o grupo de São Roque do Faial até ao continente, em 2019.

Deste intercâmbio, o responsável pelo coro local refere a importância da partilha de conhecimentos e de experiências entre as duas instituições, relevando a envolvência da população de São Roque do Faial neste tipo de iniciativas e a valorização dessas partilhas, dando como exemplo a participação do coro de Resende na missa do próximo domingo, cantando a liturgia.

Ambos os grupos foram formados em 1991, contando hoje 32 anos. Ao longo deste tempo, o responsável pelo coro de São Roque do Faial reconhece a dificuldade crescente em assegurar a continuidade do grupo entre as gerações mais novas, não tanto por falta de interesse, mas pela desertificação que se vai agudizando nas localidades do Norte madeirense.

O também executante do coro local que conta actualmente com 24 elementos, lamenta o “despovoamento acentuado” destas zonas, dando como exemplo das dificuldades que sentem o facto de integrarem o grupo, actualmente, apenas quatro homens. “Além disso, as dificuldades sentem-se, também, nas faixas etárias mais jovens, sobretudo no momento em que saem da freguesia para estudar, sobretudo no continente”, já que, se regressarem à Madeira, “já não têm tempo para os ensaios e as actuações”, acabando por abandonar o projecto. Nos dias de hoje, a média de idades do grupo ronda os 45 anos de idade. 

Mas as iniciativas de hoje não se ficam por aqui. Conheça que outras acções marcam a agenda desta quinta-feira, em que se assinala o Dia do Beijo, com o DIÁRIO a promover uma iniciativa associada à compra deste seu matutino, com a oferta de um doce: 

Política

As quintas-feiras são marcadas pelas reuniões do Conselho de Governo e de alguns executivos camarários, como é caso da Câmara do Funchal (9h30). Hoje é, também, dia de plenário, na Assembleia Legislativa da Madeira, que tem na ordem de trabalhos a apreciação de várias propostas da oposição, bem como a votação final da proposta de alteração do Decreto Legislativo Regional que criou o Fórum Madeira Global e o Conselho da Diáspora Madeirense.

Às 9 horas, o secretário regional de Saúde, Pedro Ramos, preside à cerimónia de abertura do primeiro curso de Cirurgia de Emergência (Emergency Surgery Course), que se realiza em Portugal, desta feita no Hospital Dr. Nélio Mendonça.

Madeira pioneira a nível nacional em curso de Cirurgia de Emergência

Amanhã e depois, o Serviço Regional de Saúde (SESARAM) promove um curso de Cirurgia de Emergência (Emergency Surgery Course, ESC®️), formação pioneira em Portugal. 

Às 10 horas, tem início a sessão promovida pela ACIF, direccionada aos seus associados, sobre a temática ‘Hotéis Digitais de Alta Performance’, contando com as participações de Daniel Sousa (BLIN Control) e Luis Sykes (Schneider Electric), entre outros.  

À mesma hora, mas no Porto Santo, onde está em visita de trabalho, Pedro Fino, acompanhado de Nuno Batista, presidente da Câmara, e de Roberto Silva, que representa o Governo Regional na ‘Ilha Dourada’, visita vários locais, nomeadamente a obra de reabilitação e beneficiação da Fonte d’Areia, o edifício Baiana e o Núcleo Museológico no centro da cidade, o Complexo de Ténis do Porto Santo, entre outros.

Madeira recebe visita do Chefe do Estado-Maior no Exército

Conforme avançou o DIÁRIO, o General Eduardo Mendes Ferrão irá condecorar o presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, com a Medalha D. Afonso Henriques, atribuída por despacho do CEME de 27 de Fevereiro de 2023

Às 10h15, na Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues recebe, em audiência,  o Chefe de Estado-Maior do Exército, Tenente-General Eduardo Manuel Braga da Cruz Mendes Ferrão, que tomou posse recentemente, e que realiza esta quinta-feira a sua primeira visita à Madeira nessa qualidade.

30 militares madeirenses destacados para a Roménia em 2023

O Exército Português marca presença assídua na Roménia desde 2017, no esforço aliado enquadrado pela missão Tailored Forward Presence, da Organização do Tratado do Atlântico Norte.

Uma hora depois será a vez de Ireneu Barreto receber, no Palácio de São Lourenço, uma das mais altas figuras do Exército português, que estará presente na cerimónia (17h05) de despedida do contingente madeirense que vai integrar uma equipa a deslocar à Roménia, recebendo, nessa altura, uma imagem de Nossa Senhora do Monte, depois de benzida. Na ocasião, terá lugar a imposição da Condecoração de Miguel Albuquerque, conforme o DIÁRIO já noticiou.

Miguel Albuquerque reconhecido publicamente em despedida

Depois de Alberto João Jardim, agora é a vez do actual presidente do Governo Regional

Às 15h30, a CDU leva a cabo uma iniciativa política para abordar o aumento das taxas de juros e a necessidade de serem tomadas medidas imediatas para defender o direito à habitação. O encontro com a população acontecerá no Caminho do Pilar.

Às 18 horas, o PSD-Madeira leva a cabo mais uma sessão da iniciativa ‘Compromisso 2030’, que contará com a presença de Miguel Albuquerque e de Luís Marques Mendes, este último proferirá a conferência ‘Reforma do Sistema Político: respostas à crise das Democracias Representativas’. A iniciativa decorrerá na sala ‘Funchal’, do Pestana Casino Park.

Cultura

Às 18 horas, na Igreja do Colégio, tem lugar o lançamento do livro ‘Bento de Goes. Uma Longa Caminhada na Ásia Central’, da autoria de Henrique Levy. A nossa publicação será apresentada por Rita Rodrigues.

Às 21 horas, no Teatro Municipal Baltazar Dias, estreia o espectáculo ‘Muda’, volta a ter uma sessão no dia de amanhã.

Espectáculo 'Muda' em cena quinta e sexta no 'Baltazar Dias'

É já nos dias 13 e 14 de Abril, quinta e sexta, pelas 21 horas, que o Teatro Municipal Baltazar Dias recebe o espectáculo 'Muda', interpretado por Rosa Villa.

Hoje tem início o ‘Melro Preto Jazz Camp 2023’, que decorre até ao próximo sábado.

Saiba, também, que efemérides marcaram este dia 13 de Abril, ao longo dos anos: 

1695 - Morre o escritor francês Jean de La Fontaine, autor das "Fábulas". Tinha 73 anos.

1870 - Abertura do Metropolitan Museum, no Edifício Dodworth na 681 Fifth Avenue em Nova Iorque.

1918 - A Junta Militar de Sidónio Paes repõe o regime de censura prévia, revogado pelos governos iniciais da I República.

1986 - O Papa João Paulo II é o primeiro pontífice a visitar a Sinagoga de Roma. 

2005 - O Parlamento Europeu dá "luz verde" à adesão da Roménia e da Bulgária a 01 de janeiro de 2007.

2011 - O tenista Frederico Gil é o primeiro português a qualificar-se para os oitavos de final de um torneio da categoria Masters 1000 do circuito ATP, em Monte Carlo.

2013 - O Sporting de Braga conquista pela primeira vez a Taça da Liga de futebol, ao vencer o FC Porto por 1-0, com um golo do "capitão" Alan, na final da competição, disputada no Estádio Cidade de Coimbra.

Pensamento do dia:

"A Igreja deverá pregar a não violência activa e a objecção de consciência, como meios mais eficazes e de base mais cristã para forçar a solução de situações injustas. Com a preferência por estes meios, não queremos excluir o direito à resistência ativa contra uma tirania evidente e prolongada". D. António Ferreira Gomes (1906-89), Bispo do Porto.