Madeira

Madeira recebe visita do Chefe do Estado-Maior no Exército

Conforme avançou o DIÁRIO, o General Eduardo Mendes Ferrão irá condecorar o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, com a Medalha D. Afonso Henriques, atribuída por despacho do CEME de 27 de Fevereiro de 2023

None

A Madeira recebe, nos dias 13 e 14 de Abril, a visita do Chefe do Estado-Maior no Exército (CEME), General Eduardo Mendes Ferrão, que exerce a função desde o dia 1 de Março de 2023, tendo substituído no cargo o General José Nunes da Fonseca, actualmente Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas.

Esta será a sua primeira visita à Região como CEME, após ter estado na Região em Dezembro passado como Comandante das Forças Terrestres, numa visita de trabalho à Zona Militar da Madeira (ZMM), refere uma nota de imprensa.

A agenda da sua visita contempla as protocolares apresentações de cumprimentos às entidades regionais, uma reunião de trabalho na ZMM, a participação numa cerimónia militar, e uma visita ao Destacamento do Porto Santo.

A cerimónia militar de despedida do Pelotão da ZMM que irá integrar a 3ª Força Nacional Destacada na Roménia, irá decorrer no Regimento de Guarnição n.º 3, simbolizada pela bênção e entrega da imagem de Nª Sra. do Monte, e contará com a presença várias entidades civis, militares e religiosas.

Este Pelotão, constituído por cerca de 30 militares madeirenses, irá ser projectado em Maio para a Roménia, no âmbito da missão da NATO enhanced Vigilance Activities (eVA), onde irá participar em exercícios e actividades de treino com unidades congéneres, no sentido de, num contexto de aprofundamento dos laços da Aliança Atlântica e do incremento da capacidade de dissuasão e defesa da Aliança face aos recentes acontecimentos do Leste da Europa, ser testada a interoperabilidade das forças num contexto multinacional.

Na mesma cerimónia, e conforme avançou o DIÁRIO, o General Eduardo Mendes Ferrão irá condecorar o presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, com a Medalha D. Afonso Henriques, atribuída por despacho do CEME de 27 de Fevereiro de 2023.

Miguel Albuquerque reconhecido publicamente em despedida

Depois de Alberto João Jardim, agora é a vez do actual presidente do Governo Regional

Programa da cerimónia (13 de Abril)

16h45 – Chegada do General Chefe do Estado-Maior do Exército

17h05 – Início da cerimónia militar

Imposição da Condecoração ao presidente do Governo Regional

Bênção e entrega da Nª Sra do Monte ao Pelotão

Alocução do General Chefe do Estado-Maior do Exército

Desfile das forças em parada

17h50 – Fim da cerimónia