Fact Check Madeira

A maioria dos incêndios rurais não são causados por mão criminosa?

None

Os vereadores da CMF, eleitos pela coligação Confiança, tiveram, ontem, uma iniciativa política sobre a ‘importância da limpeza de terrenos’, no âmbito da prevenção aos fogos rurais/florestais.

Em comunicado à imprensa, é afirmado que “está (…) comprovado que a maioria dos casos de incêndios florestais e rurais não são iniciados por mão criminosa, devem-se à negligência de proprietários no cuidado que devem ter nos seus terrenos”, mas será mesmo assim.

Partamos do princípio que a realidade madeirense não difere muito da nacional.

O Relatório de Actividades do ‘Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais’ – 2021 – é claro: “Do total das 8.223 ocorrências registadas, 7.897 foram investigadas quanto à sua origem (96%), tendo sido possível determinar a causa de um total de 5.105 incêndios (65%). Tendo em conta este apuramento, a diminuição do número absoluto de ocorrências em 2021, face ao ano anterior, deveu-se essencialmente à diminuição da causa ‘incendiarismo’ com menos 771 incêndios (- 38%). No entanto denotou-se um aumento de ocorrências pela causa ‘Uso do Fogo contrariando a tendência de diminuição do pós-2017. Esta continuou a ser a principal causa conhecida de Incêndios Rurais representando 56% do total.´”

Assim fica claro que a mão criminosa não é a principal causa dos incêndios ruais/florestais.

A razão dominante é o mau ‘uso do fogo’, o que aparece muitas vezes associado à tentativa de limpeza de terrenos por essa via. Uma realidade de tendência semelhante à dos anos anteriores.

Também na Madeira é essa a realidade, a acreditar nas palavras de Pedro Ramos, secretário regional com a tutela da Protecção Civil regional, ditas em 18 de Julho de 2022, em nota de imprensa: “Muitos dos incêndios rurais têm origem em queimas e queimadas que perdem o controlo, quando realizadas sem monitorização de acordo com as necessárias medidas preventivas e segurança.”

Assim é verdade o que afirmam os vereadores eleitos pela Coligação Confiança: a mão criminosa não é a principal causa dos incêndios rurais. A principal causa está ligada aos cuidados (ou falta deles) com os terrenos e, nesse âmbito, ainda que não afirmado pelos responsáveis políticos referidos, ao mau uso do fogo.

“Está, também, comprovado que a maioria dos casos de incêndios florestais e rurais não são iniciados por mão criminosa, devem-se à negligência de proprietários no cuidado que devem ter nos seus terrenos” - Vereadores eleitos pela Coligação Confiança à CMF