Madeira

30 militares madeirenses destacados para a Roménia em 2023

None

O Exército Português marca presença assídua na Roménia desde 2017, no esforço aliado enquadrado pela missão Tailored Forward Presence, da Organização do Tratado do Atlântico Norte.

No 1º semestre de 2023, será projectada para a Roménia a 3.ª Força Nacional Destacada (3FND/ROU) que irá participar na referida missão, num total de mais de duas centenas de militares. A 3FND/ROU será composta por elementos provenientes de várias Unidades do Exército (inclusive da Madeira), contando igualmente com militares da Marinha e da Força Aérea e tem por objectivo “reforçar a postura de dissuasão e defesa do território da Aliança”.

Assim, a Zona Militar da Madeira irá contribuir para este fim, “com uma unidade de escalão pelotão (cerca de 30 militares), prevendo-se que o aprontamento tenha o seu início em breve, numa primeira fase na Madeira, e numa segunda fase, no Regimento de Infantaria 14, em Viseu, tendo como unidade aprontadora, a Brigada de Intervenção”, dá conta um comunicado do Exército remetido às redacções.

A mesma nota explica que, “após a sua projeção para a Roménia, esta força irá passar por um período de capacitação operacional, permitindo assim a sua participação em acções de treino em contexto multinacional”.

Aliado às tarefas padronizadas de manutenção e operacionalização dos meios para esta fase da missão, os militares portugueses irão desenvolver uma série de treinos, tais como: “o aperfeiçoamento da técnica individual, procedimentos de planeamento de treino operacional com a finalidade de garantir a prontidão e competência técnico-tática e potenciar a interoperabilidade e capacidade de resposta das diferentes forças presentes no terreno”.