Madeira

JPP pede a "implementação de um novo modelo de gestão" dos percursos pedestres

Partido aponta "embirrância política" como justificação para falta de medidas por parte do Governo Regional

None
Foto DR

O JPP desafia o Governo Regional a implementar um "novo modelo de gestão" dos percursos pedestres regionais, como forma de minimizar os impactos negativos e travar o aumento de acidentes nas serras da Madeira, aspecto que foi noticiado pelo DIÁRIO na edição da passada terça-feira. 

Em comunicado enviado aos órgãos de comunicação social, Rafael Nunes, vice-presidente do grupo parlamentar do JPP, aponta baterias ao executivo de Miguel Albuquerque e critica a posição assumida pelo "ainda presidente do Governo Regional". 

Reforçando a ideia de que o primeiro trimestre deste ano, com um total de 40 acidentes, foi "muito negro para o nosso turismo natural", o partido foca-se na "insegurança" das levadas e veredas da Madeira, referindo que não têm sido poucos os alertas do JPP para este problema. 

"Têm sido várias as intervenções do JPP em Parlamento, incluindo interpelações directas ao Governo Regional, alertas nas redes sociais e em matutinos regionais que de pouco serviram", podemos ler no comunicado. 

Gostaríamos de estar errados neste aspecto, mas infelizmente, os números voltaram a dar razão ao JPP e mostram que o último trimestre foi o mais acidentado nas serras da Madeira. De acordo com dados da Protecção Civil, os acidentes em Levadas e Percursos Pedestre tiveram um aumento de 66% face ao período homólogo de 2022 e de uns assustadores 300% relativamente a 2019, antes da pandemia de covid-19. Rafael Nunes, JPP

O partido aponta a "embirrância política" do executivo madeirense, que "nada fez para mudar a gestão dos percursos pedestres regionais", como factor que agrava "o caos no trânsito junto a percursos pedestres muito procurados e a pressão criada pelas filas de turistas entrincheirados nas veredas conduz a uma saturação da capacidade de carga do local".

“É melhor ter muitos turistas e alguns acidentes do que não ter turistas”

Reacção de Miguel Albuquerque ao aumento do número de acidentes nas serras da Madeira

Ainda assim, Rafael Nunes considera ainda mais lamentável as declarações de Miguel Albuquerque perante o aumento do número de acidentes com turistas nas serras da Madeira. "Se por um lado é verdade que muitos acidentes eram evitáveis por resultarem do descuido e incúria dos próprios visitantes, por outro a Região tem de actuar ao nível da implementação de um novo modelo de gestão", refere, pedindo "um modelo articulado, que garanta medidas eficientes de manutenção e segurança dos actuais percursos pedonais recomendados, trabalhando, também, na ampliação da actual rede de percursos". 

Declarações levianas de Albuquerque revelam falta de planeamento em relação ao turismo

O presidente do PS-Madeira lamenta as declarações do presidente do Governo Regional relativamente ao aumento do número de acidentes com turistas nas serras da Madeira, considerando que revelam a gritante falta de planeamento do Executivo em relação à sustentabilidade turística e ambiental da Região.

Só dessa forma, entende o JPP, será possível "garantir a sustentabilidade da nossa economia, garantindo um destino de natureza diferenciado e genuíno, mas acima de tudo seguro", remata o partido.