Madeira

Drones vão estar ao serviço dos agricultores

None

O secretário regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural perspectiva grandes desafios para o sector primário na Região, um dos quais será a “agricultura de precisão”.

Esta manhã, durante a comemoração do sexto aniversário da Escola Agrícola da Madeira, o governante assistiu mais uma demonstração da introdução e recurso de tecnologia de ponta em que são utilizados drones, uma oportunidade para designar o projecto piloto de “agricultura 5.0”, referindo-se ao software e digitalização que as explorações madeirenses poderão vir a dispor num efeito multiplicador.

Os drones vão ser úteis no mapeamento dos solos, na contagem das plantas ou até na avaliação doenças e pragas ou eventuais carências a vários níveis, expressou numa altura em que preparava-se para assistir às capacidades do equipamento que sobrevoou a Escola Agricola.

Ora, por falar na EAM, Humberto Vasconcelos considera estar perante “um projecto vencedor” sublinhando que foram realizadas 655 iniciativas, que correspondem a cerca de 9.350 horas lecionadas e quase 12.400 formandos capacitados.