Madeira

Santa Cruz investe no bem-estar animal

Compromisso já foi assumido e inclui novidades

O número de cães abandonados supera em grande número o de cães adoptados.
O número de cães abandonados supera em grande número o de cães adoptados., Shutterstock

Santa Cruz está a trabalhar para garantir que os animais errantes e abandonados deste concelho têm um local condigno para ficar, isso passa por investir parte do orçamento nesta causa.

A Ampliação do Centro de Recolha Oficial de Animais de Santa Cruz está a decorrer e deverá estar concluída dentro de dois meses. As obras foram lançadas através de concurso público e preveem a criação também de um gatil. Até agora os gatos recolhidos eram mantidos separados, mas na mesma zona dos cães. A intervenção passa por oferecer também aos felinos melhores condições de alojamento.

O canil de Santa Cruz encontra-se com a capacidade esgotada e foi necessário proceder à ampliação. Além de oferecer melhores condições aos animais, oferecerá também às pessoas que ali trabalham, um investimento no valor de 230.000 euros.

Está a ser criada de raiz uma estrutura com 20 instalações duplas (dois andares) e com melhor desempenho em termos de propagação do som. A zona onde até agora funcionava o gatil será alvo de intervenção para receber cães mais agressivos e sensíveis. Serão construídas celas para isolamento e quarentena, um necrotério equipado com frigoríficos, coberta a parte posterior do edifício e pavimentada e dividida a zona dos parques existentes. O perímetro será todo vedado com muros de alvenaria até uma altura de 1,5 metros. Receberá rede eletrosoldada de 1 metro e será colocado um portão de acesso.

Na parte de melhoria das condições para quem ali trabalha, a intervenção passa pelos vestiários, uma instalação sanitária, área de recepção e atendimento, enfermeira e consultório, copa, lavandaria e um local de armazenagem dos equipamentos de captura e material limpo, revela a Câmara Municipal de Santa Cruz. O projecto inclui ainda uma área para lavagem dos veículos.