Semáforos no vermelho

As setas nos semáforos estão sendo mal utilizadas, por toda a região! E como região turística, devemos dar o exemplo e ajudar quem nos visita a circular. Antes de mais, e de qualquer julgamento da vossa parte, lembro que sou encartado ABCDE (todas as categorias), tenho formação de instrutor de condução e já ando faz quase 30 anos na estrada (sejam elas regionais, nacionais ou internacionais).

Entrando no tema da carta: uma seta no verde/amarelo, autoriza a circular apenas naquela direção; uma seta no vermelho, proíbe de circular, apenas para aquela direção, autorizando nas outras! O que se passa é que, indiscriminadamente, começou-se a utilizar setas nos semáforos (em vez de deixá-los apenas verde ou vermelho). A ideia que querem passar, parece-me, é a de que, quando chego ao cruzamento/entroncamento, se tenho a seta vermelha, a única direção que posso circular quando o sinal ficar verde, é aquela direção... ideia reforçada quando o sinal fica verde (com a mesma seta). Mas, esta forma de pensar, está errada! Uma seta no sinal vermelho, fundo vermelho com seta preta, para mais fácil distinção do vermelho, significa que posso avançar noutras direções, menos naquela. Isto pode ser útil, se bem utilizado, ajudando o trânsito a fluir para outras direções. Já uma seta no sinal verde, fundo preto, seta verde, apenas autoriza a seguir na direção indicada pela seta.

Outra "invenção": amarelos a piscar no lugar do verde... esta é outra coisa, que foi até muito contestada no Diário, por condutores há 20 anos atrás, quando apareceu no parque de santa catarina, mas que hoje continua erradamente a proliferar. Um amarelo a piscar, é igual no meio, em baixo, em cima ou até desligado! Significa circular com precaução, por vezes dar prioridade à direita ou esquerda, deixar passar os peões na "passadeira", etc... Eu quando chego, por ex à zona da Ribeira de João Gomes, vejo um amarelo a piscar, já tenho de pensar em parar e dar prioridade aos peões, me preocupar se a direita tem prioridade ou não, etc... Portanto, isto é mais uma má forma de sinalizar, que espero que acabe o quanto antes.

Em caso de dúvida, mais vale nem utilizar setas. Lembro que em caso de contradição, entre seta luminosa e seta de um sinal vertical, pela hierarquia das prescrições de trânsito, a sinalização luminosa prevalece. Verde, amarelo, vermelho! Não compliquem o que é simples!

Duarte Melim