Madeira

Metade das escolas secundárias da Região tem associação de estudantes

I Encontro Regional do Associativismo Estudantil da Região decorre hoje no Colégio dos Jesuítas

Secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia presidiu a sessão de abertura do evento
Secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia presidiu a sessão de abertura do evento, Foto MP

Das 15 escolas secundárias existentes no arquipélago madeirense, sete têm associação de estudantes e duas estão em fase de criação e reactivação

O movimento associativo estudantil tem vindo a crescer na Região Autónoma da Madeira, sublinhou hoje, Dia Nacional do Estudante, o secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia. 

À margem do I Encontro Regional do Associativismo Estudantil da Região, que decorre esta sexta-feira, 24 de Março, no Colégio dos Jesuítas, Jorge Carvalho revelou que das 15 escolas secundárias existentes na Madeira e no Porto Santo, sete possuem associação de estudantes em funcionamento e duas estão em fase de criação e reactivação.

No ensino superior, as três instituições da Região têm associações activas. 

O governante destacou a importância da participação juvenil em organizações de estudantes que fomentam a sua representação perante a sociedade. 

É uma forma de participação cívica, de formação de eventuais futuros dirigentes, o movimento associativo estudantil é também uma escola de participação, de responsabilidade. Ter os nossos jovens interessados nesse movimento é algo que nós registamos. Jorge Carvalho, secretário regional de Educação

O tutelar da pasta da Educação enalteceu ainda o facto de as associações de estudantes em funções na Região integrarem membros de diferentes anos de escolaridade, um sinal de que o projecto terá futuro: "Todas as associações têm nos seus corpos dirigentes alunos de diferentes anos, indicador da própria continuidade. A participação no movimento associativismo estudantil é transitória, é importante deixar a alguém que possa dar continuidade a esse projecto".