Mundo

Região australiana de Victoria quer proibir saudação nazi

Foto Adam Calaitzis/Shutterstock.com
Foto Adam Calaitzis/Shutterstock.com

As autoridades australianas anunciaram hoje que vão proibir a saudação nazi na região de Victoria, após atos de violência de extrema-direita em Melbourne contra uma marcha a favor dos direitos da comunidade transgénero.

A procuradora-geral regional de Victoria, Jaclyn Symes, disse que vai propor a ampliação da lei, que proíbe a suástica nazi na região desde 2022, e prevê penas de prisão, para punir também a saudação nazi.

Para ser aprovada, a proposta terá de ser ratificada pelo parlamento local, com o governo regional e a oposição a pronunciarem-se já a favor da reforma.

No sábado, entre 20 e 30 neonazis australianos fizeram a saudação nazi em frente ao parlamento regional, no centro de Melbourne, onde boicotaram uma marcha pacífica pelos direitos transgénero.

Na sequência dos incidentes, a polícia deteve pelo menos três pessoas, entre elas uma mulher que agrediu um agente.

"O comportamento a que assistimos foi repugnante e cobarde. É evidente que este símbolo tem sido utilizado para incitar ao ódio, não só contra os judeus, mas também contra a nossa comunidade LGTBIQ+ e outros grupos minoritários", condenou a procuradora-geral.

Além dos neonazis, outros pequenos grupos conservadores também se manifestaram contra os direitos transgénero, incluindo a deputada regional Moira Deeming, expulsa no domingo do Partido Liberal, na sequência da participação nos protestos.

Em julho de 2022, Victoria, a segunda região mais populosa do país, tornou-se a primeira jurisdição australiana a proibir a suástica nazi.