5 Sentidos

"Esta parceria com o Conservatório é de sucesso"

As palavras são de Pedro Amaral Frazão, administrador e CSO do Grupo Sousa, proferidas esta sexta-feira, durante a cerimónia da assinatura do protocolo de cooperação com o Conservatório

None
Foto Hélder Santos/ASPRESS

Protocolo de cooperação visa viabilizar a realização de concertos na ilha do Porto Santo, em 2023, com formações artísticas constituídas por alunos do Conservatório e elementos do seu corpo docente.

O Conservatório - Escola Profissional das Artes da Madeira e o Grupo Sousa/ETF - Empresa de Tráfego do Funchal celebraram esta sexta-feira, no Gabinete do Secretário Regional de Educação, um protocolo de cooperação que visa viabilizar a realização de concertos no Porto Santo, em 2023, com formações artísticas constituídas por alunos do Conservatório e elementos do seu corpo docente.

A cerimónia contou com as presenças do secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, do presidente do Conservatório, Carlos Gonçalves, e do administrador e CSO do Grupo Sousa, Pedro Amaral Frazão.

Carlos Gonçalves começou por dizer que "é um privilégio que o Conservatório tenha este patrocinador já de alguns anos que é o Grupo Sousa". "Que tem permitido ao longo de vários anos e vai também possibilitar este ano de 2023, através deste protocolo, a deslocação ao Porto Santo de algumas formações artísticas do Conservatório para a realização de concertos destinados à população local e aos turistas que lá estão de férias, em particular às crianças e jovens das escolas do Porto Santo do nosso projecto", disse o responsável pelo Conservatório.

E revela que, para este ano, há duas deslocações, nos dias 4 e 5 de Março, protagonizadas pela Orquestra de Cordas do curso profissional de Instrumentista e as ‘Ninfas do Atlântico’. "Vamos realizar os concertos no sábado dia 4 de Maio, ao fim do dia, no Centro Cultural e de Congressos do Porto Santo e no domingo um concerto também na Igreja Matriz do Porto Santo", diz Carlos Gonçalves.

"No dia 7 de Maio fazemos deslocar a Orquestra Jazz e Solistas que irá realizar um concerto no domingo no Centro Cultural, aberto a toda a população e no dia 8, segunda-feira, realizamos duas sessões junto com o projecto ‘À descoberta da música’ para os alunos das escolas, também com o objectivo de cativar cada vez mais alunos para o nosso Núcleo no Porto Santo. E já agora, este projecto tem sido muito importante não só para a população do Porto Santo mas também para o núcleo do Porto Santo porque ao longo destes últimos anos temos vindo a aumentar significativamente o número de alunos naquele núcleo. Ao ponto de no próximo ano, esperamos que eventualmente seja possível contratar um novo professor a tempo inteiro para ficar no Porto Santo porque o que está lá o tempo inteiro e mais uma professora que se desloca semanalmente já são insuficientes para o número de alunos que temos (25). Carlos Gonçalves, presidente do Conservatório

E deixou palavras finais de agradecimento: "Portanto o nosso agradecimento ao Grupo Sousa, ao comandante Amaral Frazão, que eu peço que faça chegar ao CEO Luís Miguel de Sousa e à administração o agradecimento do Conservatório por todo o apoio que nos está a conceder. Muito obrigado".

"Para que as coisas aconteçam normalmente são precisos três ingredientes: vontade, capacidade e gosto"

Já Pedro Amaral Frazão começou por dar a receita para o sucesso. "Eu gostaria de dizer-vos o seguinte: para que as coisas aconteçam normalmente são precisos três ingredientes – vontade, capacidade e gosto. E o que é que acontece hoje é isto mesmo, é o corolário dos três ingredientes em que há vontade e gosto por parte do Conservatório e há a nossa vontade e capacidade de apoiar esta iniciativa".

Lembrando que o Grupo Sousa opera uma concessão de serviço público e que tem capacidade hoteleira na ilha, salienta que é importante promover o ensino da música e a sensibilização da música para a população do Porto Santo.

"Não tenhamos a menor dúvida, mas de certa forma é também um prémio, diria eu, para os alunos e para os professores que trabalham, e pelo que percebi há pouco, num trabalho que é muito intenso a avaliar os compromissos que têm de natureza cultural e que não são poucos. E é também um esforço de todos aqueles que vão com um propósito bastante claro de difundir a música e tentar captar novas vocações que porventura possam estar escondidas numa ilha tão pequena, mas pelos vistos vão-nos dar mais trabalho com isto", disse o também comandante.

Chama-se basicamente: estamos a ser vítimas do nosso próprio sucesso. É o que isto acontece, mas a razão de ser é essa mesmo não é? Agrada-nos muito e transmito assim as palavras do dr. Luís Miguel Sousa, nosso presidente: esta parceria com o Conservatório é uma parceria de sucesso. E é uma parceria de sucesso porque isto acontece repetidamente, o que é bom sinal porque as coisas têm sucesso contínuo. Pedro Amaral Frazão, administrador e CSO do Grupo Sousa

A terminar, Pedro Amaral Frazão deixa uma mensagem 'marítima':

Esta provocação, no bom sentido, feita pelo Conservatório e que aqui aderimos desde a primeira hora, obviamente é para nós um grande prazer e um grande gosto. Portanto, como se diz na gíria marítima, ‘estamos todos no mesmo navio’. Podem crer que é com muito, muito gosto que o grupo de pessoas se associou uma vez mais ao Conservatório (...) portanto queria agradecer ao senhor secretário regional o facto de imprimir o seu cunho mais uma vez na renovação desse protocolo. Muito obrigado". Pedro Amaral Frazão, administrador e CSO do Grupo Sousa

"Há aqui uma conjugação de sinergias"

Já o secretário regional da Educação, Jorge Carvalho, começou por falar na conjugação de sinergias.

Há o reconhecimento da qualidade dos nossos alunos e do nosso ensino e acima de tudo também há aqui esta perspectiva de prémio no desempenho dos nossos. O Conservatório, como escola de formação, tem realmente uma formação que é de excelência, pelo corpo docente que o compõe, havendo a possibilidade de extravasar os limites físicos da escola, expondo-se à sociedade através dos concertos e desta projecção pública que é dada em diferentes momentos e em diferentes circunstâncias. Neste caso particular na ilha do Porto Santo é, sem dúvida alguma, também porque há o reconhecimento desta qualidade, mas acima de tudo dar a possibilidade aos nossos alunos de melhorarem também as suas competências e terem um contacto directo com o público ainda no seu processo formativo. Jorge Carvalho, secretário regional da Educação

E é aqui que o papel do Grupo Sousa se apresenta também fundamental: “É uma parceria que se apresentado de sucesso para todas e todos os intervenientes e apresenta-se, como eu referia, de grande relevância porque vem permitir que possamos ter esta mobilidade, podemos deslocar as nossas orquestras ao Porto Santo, dando essa possibilidade aos nossos alunos, mas também simultaneamente como também já havia sido aqui referido pelo sr. presidente do Conservatório, possibilitar ali na ilha o contacto com esta performance artística. Mas acima de tudo também procurar divulgar e incentivar as artes aos mais novos a esta mesma prática, não esquecendo que o próprio Conservatório tem um pólo no Porto Santo, possibilitando assim que um conjunto de alunos possam realizar a sua formação artística sem saírem da própria ilha. E são estas parcerias, são estas vontades, como o sr. comandante referia muito bem, que dão corpo depois a esta dimensão, que é a dimensão social por parte da empresa que, numa lógica de responsabilidade social apoia a cultura e uma dimensão social também formativa por parte dos nossos professores e dos nossos alunos que se disponibilizam para a sociedade dando realmente também a visibilidade de todo o seu trabalho e particularmente da formação que vão realizando no Conservatório”, conclui Jorge Carvalho.

Resta acrescentar que este protocolo visa ainda a sensibilização da população residente no Porto Santo para a música e para as artes e reforça a visibilidade do ensino da música e a captação de novos talentos, que podem prosseguir estudos no âmbito musical num dos 14 polos e núcleos do Conservatório (Calheta, Camacha, Câmara de Lobos, Caniço, Machico, Ponta do Sol, Porto Santo, Ribeira Brava, Santana, São Vicente e Funchal), incluindo o do Porto Santo.