Madeira

PSD diz que Madeira é "exemplo" na inclusão de pessoas com deficiência

CACI da Ribeira Brava faz parte de rede de 11 centros que "chegam a quase meio milhar de pessoas"

O Grupo Parlamentar do PSD na Ribeira Brava visitou o Centro de Actividades e Capacitação para a Inclusão (CACI), na Tabua.
O Grupo Parlamentar do PSD na Ribeira Brava visitou o Centro de Actividades e Capacitação para a Inclusão (CACI), na Tabua.

O Grupo Parlamentar do PSD na Ribeira Brava visitou, no âmbito das suas Jornadas Locais, o Centro de Actividades e Capacitação para a Inclusão (CACI), na freguesia da Tabua.

Esta estrutura constitui, conforme realça a deputada Clara Tiago em comunicado remetido às redacções, "uma importante resposta social e comunitária ao nível da inclusão, autonomia e promoção da qualidade de vida das pessoas com deficiência".

A parlamentar recorda que o CACI da Ribeira Brava faz parte de uma rede de 11 centros em toda a Região que recebem diariamente jovens e adultos com deficiência, "sendo aliados fundamentais no seu processo de reabilitação psicossocial, através do desenvolvimento de actividades ocupacionais adaptadas às suas necessidades, capacidades e nível de funcionalidade".

Além das várias actividades (de carácter artístico, desportivo, lúdico, recreativo, cultural ou outros), "as instalações, recentemente requalificadas pelo Governo Regional, incluem uma sala Snoezelen, onde é proporcionado um ambiente multissensorial que permite estimular os diferentes sentidos", destaca Clara Tiago. 

A social-democrata nota que o CACI da Ribeira Brava tem, actualmente, 32 utentes, sendo que o conjunto dos Centros espalhados pela Região "chegam a quase meio milhar de pessoas". O que traduz, a seu ver, "o excelente trabalho que tem sido desenvolvido na Madeira, que é um exemplo no que diz respeito à inclusão de pessoas com deficiência".

Clara Tiago reiterou ainda que o Centro de Inclusão da Madeira é "uma infra-estrutura de referência ao nível nacional".