Madeira

Novas instalações da Empresa de Electricidade da Madeira na Rua Pestana Júnior

None

As novas instalações da Empresa de Electricidade da Madeira (EEM) estão situadas na Rua Pestana Júnior. O edifício em questão, que já pertencia à empresa, era utilizado como armazém até 2021, depois de se ter extinguido a oficina automóvel da EEM que ali funcionou durante vários anos.

O edifício foi requalificado face à necessidade de aumentar as áreas de serviços técnicos no edifício sede, nomeadamente com a criação da Direcção de Qualidade, Segurança e Ambiente. Foi também realizado um levantamento de outras necessidades de espaço, tendo sido diagnosticadas carências na área dos serviços de manutenção da iluminação pública e postos de transformação, de acompanhamento e fiscalização de obras eléctricas da distribuição e ao nível de armazenamento de materiais entregues às equipas de manutenção de rede do Funchal.

Assim, foi decidido deslocar o serviço de piquete, que funcionava no edifício sede, para  a Rua Pestana Júnior, que detém maior facilidade de acesso às principais vias , assim como acesso ao centro do Funchal.

Na ala sul do edifício foi tomada a decisão de alojar a futura subestação de 60KV do Funchal. "Desta forma ,desenvolveu-se um projecto de arquitetura de modo a poder acomodar todas estas necessidades, tendo sido lançado um concurso para a remodelação deste edifício e que foi contratada em 29/11/2021 por € 497.883,30 à empresa ETERMAR, Engenharia e Construção, S.A", explica nota enviada pela presidência do GR.

Quatro pequenos armazéns individualizados para servir quatro equipas da rede do Funchal, para além de uma bancada de trabalho e áreas de arrumos, encontram-se localizados no piso R/C.

Até ao final do ano, a EEM pretende iniciar um projecto piloto nestas instalações que visa estudar e testar a criação do futuro Centro de Condução da rede de Distribuição da EEM, acompanhando a evolução tecnológica em curso e apoiando-se fortemente na digitalização da operação exploração das redes elétricas.

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, visitará amanhã, pelas 17 horas, estas novas instalações.