Madeira

Protecção Civil registou mais de 39 mil ocorrências em 2022

Balanço do 1.º ano do novo conselho directivo regional é "muito positivo", diz o coronel António Mendes Nunes

Criado a 17 de Fevereiro de 1982, o Serviço Regional de Protecção Civil (SRPC) conta com 41 anos dedicados a socorrer pessoas e a proteger bens dos riscos inerentes a situações de acidente grave ou de catástrofe.

A efeméride foi assinalada numa cerimónia que decorreu, na manhã desta sexta-feira, 17 de Fevereiro, nas instalações da Protecção Civil, e que contou com a presença de diversas entidades, nomeadamente, todos os agentes de protecção civil e demais forças que cooperam no socorro e emergência.

Madeira terá novo meio de resgate de incêndio em túnel

Equipamento será apresentado a 3 de Março, avançou Pedro Ramos

A ocasião serviu também para fazer uma retrospectiva do trabalho desenvolvido no ano passado pelo novo conselho directivo que celebra um ano de funções.

O presidente da Protecção Civil regional, Coronel António Mendes Nunes, fez um balanço "muito positivo" deste primeiro ano, revelando que o Centro Integrado de Comunicações do SRPC registou um total de 39.534 ocorrências em 2022.

Sobre as necessidades sentidas, o coronel diz que "não falta nada de muito significativo", embora seja necessária "articulação de meios" no sentido de obter "os fundos que são necessários para adquirir os meios que estão associados à modernização".

"Como disse o senhor secretário, nós temos praticamente todos os meios, o que nós podemos é ir incrementando a qualidade desses mesmos meios e apostando também na digitalização, porque todos nós sabemos o futuro passa por aí", reforçou o presidente do SRPC.

Foi igualmente prestada homenagem aos quatro funcionários mais antigos da instituição, que receberam um louvor pelos 20 ou mais anos de serviço: o técnico superior na Divisão de Formação, Gilson Pereira (23 anos); a técnica superior na Divisão de Serviços de Apoio à Gestão, Nélia Abreu (23 anos); à arquitecta e chefe da Divisão de Análise de Riscos e Ordenamento do Território, Ana Pinheiro (21 anos) e ainda ao técnico de informática da Divisão de Planeamento, Operações e Comunicações, Manuel Nascimento (20 anos). Cantaram-se ainda os parabéns ao serviço.

Percorra a galeria para ver as fotos da cerimónia: