Madeira

Madeira terá novo meio de resgate de incêndio em túnel

Equipamento será apresentado a 3 de Março, avançou Pedro Ramos

Pedro Ramos, secretário regional de Saúde e Protecção Civil
Pedro Ramos, secretário regional de Saúde e Protecção Civil, Foto Miguel Espada/Aspress 

O secretário regional falava na cerimónia comemorativa do 41º aniversário do Serviço Regional de Protecção Civil.

“Ambiciono continuar a fazer do Serviço Regional de Protecção Civil um serviço moderno, participativo, sempre actualizado sempre em formação e com diferenciação dos nossos profissionais, com um grande investimento não só nos recursos humanos, nos meios e nos cursos que são necessários”, começou por afirmar Pedro Ramos no dia em que se assinalam os 41 anos da Protecção Civil na Madeira.

Serviço Regional de Protecção Civil da Madeira comemora 41.º aniversário

Tome nota da agenda para esta sexta-feira, 17 de Fevereiro, Dia Mundial do Gato

No campo das ambições, o secretário com a tutela avançou aos jornalistas que a Região terá um novo meio de resgate de incêndio em túnel e penetração em edifício, já a partir do próximo mês.

“No próximo dia 3 de Março temos um novo recurso para apresentar. É mais um meio que vai permitir aos nossos profissionais actuar com prontidão no resgate em termos de incêndios em túneis e também na penetração dos edifícios”, adiantou o governante sem revelar mais pormenores.

Esta nova aquisição surge no contexto do investimento que o Governo Regional tem feito no Serviço de Protecção Civil. Investimento este que ascende aos 22 milhões de euros.

“Sem investimento não podemos ter resultados e isso é uma aposta que a Madeira tem feito nos últimos anos. No caso da Protecção Civil entre 2019 e 2022 foi superior a 22 milhões de euros”, indicou Pedro Ramos.

Como exemplos apontou o meio aéreo de resgate e combate a incêndios, os contratos celebrados com as associações humanitárias de bombeiros e o programa da EMIR no Porto Santo.