Madeira

Protecção Civil da Madeira disponível para ajudar vítimas do sismo na Turquia e Síria

Serviço Regional apresentou candidatura para formação e treino especializado em Emergência Médica Pré-Hospitalar, Salvamento em Grande Ângulo e Extinção de Incêndios Rurais e Industriais

None

A Protecção Civil da Madeira manifestou-se disponível para integrar as missões humanitárias de resgate e socorro às vítimas do forte sismo que atingiu as regiões da Turquia e da Síria, tendo já formalizado a candidatura para receber formação e treino especializado para uma eventual intervenção no terreno.

"O Serviço Regional de Protecção Civil, IP-RAM (SRPC) manifestou, no dia 6 de Fevereiro, junto da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC), a imediata disponibilidade e interesse na inclusão de equipas multidisciplinares, integradas em missões internacionais no âmbito do Mecanismo Europeu de Proteção Civil, a serem eventualmente destacadas para os territórios afetados pelo Sismo que abalou no passado dia 5 de Fevereiro, as regiões da Turquia e da Síria", anunciou há instantes o organismo tutelado pela Secretaria Regional da Saúde e Protecção Civil.  

"Esta iniciativa foi muito bem acolhida pelo presidente da ANEPC e será activada caso seja necessário", revelou o SRPC em comunicado de imprensa.

A Região Autónoma da Madeira possui valências que poderão integrar os módulos de protecção civil disponíveis pela Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil, recorda o SRPC.

Para este caso em particular o SRPC avança que promoverá o processo de candidatura para formação e treino especializado, com particular enfoque nas áreas de Emergência Médica Pré-Hospitalar, Salvamento em Grande Ângulo e Extinção de Incêndios Rurais e Industriais.

É intenção deste Serviço Regional criar sinergias com a ANEPC, enquanto ponto de contacto nacional com o Centro de Coordenação de Resposta e Emergência do Mecanismo Europeu, de forma a evidenciar as competências técnicas e formativas dos operacionais afectos aos dez corpos de bombeiros da RAM" Serviço Regional de Protecção Civil