Madeira

Serviço Regional de Protecção Civil da Madeira comemora 41.º aniversário

Tome nota da agenda para esta sexta-feira, 17 de Fevereiro, Dia Mundial do Gato

None

Há 41 anos que o Serviço Regional de Protecção Civil (SRPC) da Madeira desenvolve a sua missão de prevenir os riscos inerentes a situações de acidente grave ou de catástrofe, mas também a resolver os efeitos decorrentes destas, socorrendo pessoas e a proteger bens. A cerimónia comemorativa decorrerá hoje, às 11 horas, nas instalações da Protecção Civil.

Criado a 17 de Fevereiro de 1982, o SRPC conta com vários anos dedicados a prestar socorro, a aperfeiçoar as capacidades de Comando, Controle e Comunicações das acções de protecção civil, a aumentar a cultura de Proteção Civil da população e a reforçar a capacidade de prevenção dos riscos.

Entre os valores deste serviço estão a eficácia e prontidão no socorro às populações, a equidade na assistência, a competência dos operacionais, a abrangência na comunicação e o rigor na prossecução dos objectivos.

A cerimónia, que contará com a presença de diversas entidades, nomeadamente, todos os agentes de protecção civil e demais forças que cooperam no socorro e emergência, irá homenagear os funcionários mais antigos da instituição, enaltecendo a dedicação e desempenho durante as suas funções, em prol da excelência do socorro e protecção de pessoas, bens e ambiente.

No total serão quatro os funcionários que receberão um louvor pelos 20 ou mais anos de serviço:

  • Gilson Virgílio da Conceição Pereira (23 anos) – Técnico Superior na Divisão de Formação;
  • Nélia Maria Gonçalves Pereira Abreu (22 anos) – Técnica Superior na Divisão de Serviços de Apoio à Gestão.
  • Ana Zaida Drumond Esteves Pinheiro (21 anos) – Arquiteta; Chefe da Divisão de Análise de Riscos e Ordenamento do Território;
  • Manuel António Dantas de Moura Nascimento (20 anos) – Técnico de Informática da Divisão de Planeamento, Operações e Comunicações.

Na ocasião será ainda feita uma retrospectiva de todo o trabalho desenvolvido no ano passado pelo novo conselho directivo que celebra um ano de funções, assim como os compromissos e planos idealizados para este ano. 

Outros acontecimentos que marcam a agenda regional de hoje

09h00 - Cortejo de Carnaval Infantil, junto ao Pavilhão da Ribeira Brava;

10h00 -Cortejo de Carnaval Infantil 2023, na Praça da Autonomia, em Câmara de Lobos;

10h00 – Acção política do JPP junto à Assembleia Legislativa da Madeira;

10h00 – Carnaval das Crianças com a presença de Eduardo Jesus, na Sé Catedral até Placa Central;

1h30 - CDS-PP reúne-se com inspector regional da ARAE, Luís Miguel Rosa

12h00 – Miguel Albuquerque visita a ‘Loja dos Frutos Secos’, situada na Rua Cónego Jerónimo Dias Leite;

14h30- Carnaval Solidário, organizado pela Garota do Calhau, no Funchal;

15h30- Miguel Albuquerque visita o Convento de Santa Clara, no Funchal;

17h00- Abertura da 6.ª edição do Ponta do Sol Cup 2023

14h30- Conferência de imprensa de apresentação do VI OPEN Natação do Liceu:

18h00 - Apresentação do livro ‘A Arquitectura no Arquipélago da Madeira. Do povoamento à contemporaneidade’, da autoria de Emanuel Gaspar, na Biblioteca Municipal do Funchal;

18h00 - Inauguração da Exposição MEMCO FUNCHAL, no átrio do Teatro Municipal Baltazar Dias

19h00 - Mardi Giras Party - Jantar e Baile de Carnaval, no Savoy Palace

21h00 - Estreia do espectáculo ‘O Domador de Sonhos’, no Teatro Municipal Baltazar Dias;

MADEIRA BEER LAB – 7.ª edição do Roteiro do Dentinho

6.ª Edição do Ponta do Sol Cup

Efemérides

1852 - Em França é instituída a censura à imprensa.

1857 - Assinatura da Concordata entre Portugal e a Santa Sé sobre o Padroado Português no Oriente. O Tratado será ratificado a 09 de abril de 1859.

1869 - Nasce, em Lisboa, o almirante Gago Coutinho.

1916 - Grande Guerra de 1914-1918. O Reino Unido pede a Portugal a apreensão dos barcos inimigos estacionados em portos nacionais. Portugal concorda.

1940 - II Guerra Mundial. Começa, em Londres, a evacuação de 400 mil crianças em idade escolar para zonas rurais.

1961 - O ministro da Defesa português, general Botelho Moniz, reúne-se com o embaixador dos EUA em Lisboa, Elbrick, procurando apoios para uma tentativa de liberalização da política da ditadura de Oliveira Salazar.

1963 -Nasce o basquetebolista Michael Jordan.

1970 - A vaga de prisões da PIDE/DGS abrange Raul Rego, diretor do jornal República, o advogado Francisco Salgado Zenha e Jaime Gama.

2018 - Os sócios do Sporting aprovam a continuidade de Bruno de Carvalho na presidência do clube, numa Assembleia Geral em que passam também as propostas da direção de alterações aos estatutos e ao regulamento disciplinar.

2020 - O Governo venezuelano anuncia a suspensão por 90 dias das operações no país da companhia aérea portuguesa TAP, "por razões de segurança", após acusações de transporte de explosivos num voo oriundo de Lisboa.

2022 - Covid-19. A entrada em grandes eventos, recintos desportivos, bares e discotecas deixa de estar condicionada à apresentação de teste negativo à covid-19. É anunciado o fim da "exigência de certificado digital", excepto no controlo de fronteiras, e o teletrabalho deixa de ser recomendado

Este é o quadragésimo oitavo dia do ano. Faltam 317 dias para o termo de 2023.

Pensamento do dia

Onde queimarem livros, mais tarde ou mais cedo, o homem também acabará destruído.” Heinrich Heine (1797-1856), poeta alemão.