Madeira

Protecção Civil emite recomendações à população

Foto DR/madeira-web.com
Foto DR/madeira-web.com

O Serviço Regional de Protecção Civil acaba de emitir várias recomendações à população, com vista a acautelarem-se para o agravar do estado do tempo nos próximos dias, a contar sobretudo a partir das 12 horas desta sexta-feira.

"De acordo com os contactos estabelecidos entre o Comando Regional de Operações de Socorro e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, e Associado a uma depressão que deverá estar centrada a oeste do Arquipélago da Madeira no dia 10 às 12h00 prevê-se para a manhã de dia 10, períodos de chuva ou aguaceiros temporariamente fortes entre o fim da manhã e o fim do dia", informa. "Os aguaceiros, em geral fracos ou moderados, deverão prolongar-se para os dias seguintes e, pontualmente, poderá registar-se alguma redução de visibilidade e tetos baixo", acrescenta.

Aviso laranja para a chuva na Madeira

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera acaba de emitir um reforço dos avisos de chuva que vinha repetindo há alguns dias, desta vez elevando para laranja para aguaceiros que podem ser por vezes fortes, ocasionalmente de granizo e acompanhados de trovoada, a vigorar entre as 15 horas desta sexta-feira e as 3h00 da madrugada de sábado.

Assim, "face aos avisos agora emitidos o SRPC, IP-RAM, reitera o alerta para as seguintes recomendações:

o Sempre que possível, evite as viagens para as zonas afetadas por este tipo de situação meteorológica.

o Não circule por zonas com prédios degradados, devido ao risco de derrocadas.

o Preste atenção às estruturas montadas (andaimes, toldos, tendas, telhados), que poderão ser afectadas por rajadas mais fortes de vento, bem como a uma possível queda de árvores.

o Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água;

o Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas;

o Os riscos que representam, com estas condições, os percursos auto e apeados, sobretudo nas zonas montanhosas, vertentes expostas e zonas costeiras pelo que aconselha cuidados especiais nas atividades durante o período em que vigora o aviso

o Danos em infraestruturas montadas ou suspensas;

o Estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.

Finalmente, informamos que no site do SRPC, IP RAM – www.procivmadeira.pt. e na APP Prociv Madeira – se mantém permanentemente atualizada, em articulação com o Observatório Meteorológico do Funchal, a informação relativa à evolução da situação meteorológica", conclui a nota.