Madeira

Diocese do Funchal desconhece desenvolvimentos no caso de Anastácio Alves

Ex-padre é acusado de cinco crimes de abuso sexual de menores, tendo a acusação por parte do Ministério sido formalizada no ano passado

O ex-sacerdote Anastácio Alves esteve vários anos ligados à Paróquia da Nazaré, no Funchal. 
O ex-sacerdote Anastácio Alves esteve vários anos ligados à Paróquia da Nazaré, no Funchal. , Foto: Arquivo (2005)

Anastácio Alves estava em parte incerta desde 2018, tendo se apresentado ontem na Procuradoria-Geral da República, numa notícia avançada pelo jornal O Observador, a quem o ex-sacerdote terá confessado dos crimes.

Foi através do Cónego Marcos Gonçalves que a Diocese do Funchal disse desconhecer os novos avanços no caso do ex-padre Anastácio Alves, que é acusado de vários crimes de abuso sexual de menores, quando exercia em várias paróquias da Região.

O responsável pelo Gabinete de Comunicação da Diocese, ao DIÁRIO, refere que "a Diocese acaba de ter conhecimento pelos meios de comunicação social" dos novos contornos deste caso, nomeadamente que o ex-pároco se terá apresentado na Procuradoria-Geral da República, no dia de ontem, tendo sido 'reencaminhado' para o Tribunal do Funchal, onde decorre o processo em que está envolvido. 

Porque é que Anastácio Alves deve apresentar-se no Tribunal do Funchal?

Madeirense estava a ser procurado para ser notificado da acusação de abuso de menores

Marcos Gonçalves disse que a Diocese do Funchal "não tinha qualquer conhecimento sobre o assunto", referindo, em adiantamento, a importância de "deixar que a justiça faça o seu caminho".

Ainda ontem, interpelado pelo DIÁRIO, o bispo do Funchal remeteu-se ao silêncio sobre esta caso e sobre os restantes crimes de abusos sexuais de que alguns elementos ligados à Igreja madeirense são acusados, muitos dos quais já abordados ao longo dos anos por este jornal, mas que foram reavivados com o relatório elaborado pela Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica. 

"Madeirenses vão ter que esperar" pela posição do Bispo sobre os casos de abusos

D. Nuno Brás opta pelo silêncio ao contrário de muitos prelados de outras dioceses do País

D. Nuno Brás limitou-se a referir que "os madeirenses vão ter que esperar" pelo desenrolar dos processos que estão em curso. 

Ex-padre Anastácio Alves acusado de 5 crimes de abuso sexual de menores

O Ministério Público acusou formalmente o ex-padre Anastácio Alves da prática de cinco crimes de abuso sexual de menores na Madeira. A informação foi avançada pelo jornal digital Observador e confirmada esta tarde ao DIÁRIO pela coordenadora do Ministério Público na Madeira, procuradora Isabel Dias. A acusação foi à revelia, pois desde 2018 que se desconhece o paradeiro do arguido.