Madeira

Falta saneamento básico em várias localidades regionais diz o PCP

Herlanda Amado diz não ser admissível "em pleno século XXI" que "milhares de madeirenses" continuem sem saneamento básico, dando o exemplo do que acontece no Garachico

None

Foi no 

Foi numa acção de contacto com a população, no Garachico, que o PCP alertou para a falta de saneamento que afecta a população de vários concelhos da Região.

Herlanda Amado disse ser “inadmissível” que, “em pleno século XXI”, “milhares de madeirenses sejam privados do acesso ao saneamento básico”, dando o exemplo do que se passa naquele sítio do concelho de Câmara de Lobos.

“Esta realidade que é vivida aqui no Sítio do Garachico, não é caso isolado no concelho de Câmara de Lobos. Esta necessidade verifica-se também no sítio das Eiras Salgadas, no Caminho do Lombo Centeio, em Santa Cruz, ou no sítio do Vasco Gil e Santa Quitéria, na freguesia de Santo António, concelho do Funchal, apenas para dar alguns exemplos”, disse a comunista.

As descargas de esgotos para as levadas e outras linhas de água, o cheiro nauseabundo, a acumulação de moscas e outros infestantes, são apenas alguns exemplos da situação que se vive nesta localidade há vários anos. Podemos afirmar que estamos perante um grave problema de saúde pública, visto que os resíduos produzidos nas moradias são enviados para os ribeiros ou então para as levadas, com todos os problemas que esta questão levanta. Herlanda Amado, PCP

“Tem existido promessas a vários níveis do poder governativo e autárquico de garantir um melhor serviço e assegurar uma rede de saneamento básico adequada às necessidades da população”, apontou, mas essas promessas tardam em ser cumpridas.

“Neste caso concreto do Garachico, passados 11 anos os munícipes pagam muito mais pelo serviço prestado pela ARM, do que pagariam se fosse a Câmara Municipal a gerir as águas e os resíduos, e mesmo assim 40% das habitações do concelho não têm ligação à rede de esgotos”, disse Herlanda Amado, deixando claro que o PCP tem insistido na denúncia destas situações, papel que vai continuar a desempenhar.