Madeira

Albuquerque desafia 'SantoQueijo' a criar o primeiro queijo da Madeira

A empresa regional de lacticínios absorve 90% do leite produzido na Região

None
Foto Hélder Santos / ASPRESS

Na cerimónia de apresentação da ampliação da empresa 'SantoQueijo', que se situa no Santo da Serra, o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, desafiou a entidade de lacticínios a criar o primeiro queijo da Madeira.

Esta é uma empresa imprescindível no tecido económico regional, que tem todas as condições para continuar a crescer e eu já fiz aqui um acordo com o engenheiro João para apresentar na ExpoMadeira o primeiro queijo regional, concebido e produzido pela empresa 'SantoQueijo' Miguel Albuquerque, presidente do Governo Regional

Na ocasião, o governante aproveitou ainda para elogiar o desenvolvimento desta empresa de cariz familiar, que foi criada em 1995 e que deste então tem assumido um papel importante neste sector a nível regional.

"Não há nenhuma dúvida que o sucesso desta família e desta empresa reside na circunstância de ao longo dos anos terem trabalhado exaustivamente de forma profissional, inovando e percepcionando quais as necessidades dos clientes no mercado. Por isso mesmo, é que só esta empresa absorve 90% do leite produzido na Madeira", frisou.

No evento, o engenheiro João Sousa, filho dos proprietários, destacou a importância deste dia, "que é tão especial para empresa e para a família".

"A ampliação da queijaria foi um projecto iniciado em 2017 e concluído seis anos depois. Torna-se muito especial e vitorioso, visto termos passado por uma pandemia mundial e uma guerra histórica que influenciaram todos os custos de construção e aquisição de equipamentos", afirmou, acrescentando que o projecto teve um investimento total de 1,2 milhão de euros, que contou com o apoio do PRODERAM e do Governo Regional na ordem dos 600 mil euros, que perfaz um taxa de comparticipação na ordem dos 50%, 

Com este investimento, foi possível alargar o número de funcionários, triplicar a área da fábrica, contendo agora uma sala de armazenamento de leite com capacidade total de 15.600 litros, uma sala de coalhada com capacidade para 4.000 litros, uma sala de fermentação de iogurtes e enchimento de semi-automático, duas linhas de produção de queijo, uma sala de cozedura de requeijão, uma sala de embalamento, câmaras de refrigeração e congelação, um laboratório para análises de matéria-prima, um túnel de lavagem de caixa, um camião cisterna, uma sala de panificação ultra-congelada totalmente equipada e uma ETAR para tratamento de águas de lavagem.