Várias questões

No DN de 23 de janeiro de 2023, em Política, página 6, com o título: " 'Bandeira' da Autonomia marcou a diferença"; estando o símbolo da RAM, inserido na paisagem da cidade do Funchal, com as palavras dos líderes do Partido Socialista da Madeira, Dr. Sérgio Gonçalves, e o Dr. Miguel Albuquerque, do PSD-Madeira.

Eu, José Fagundes, só lamento o esbanjamento feito, sem lógica, e sem utilidade para a nossa população, causando uma dívida fabulosa, que criou pobres e miseráveis.

No dia 24, nas cartas do leitor, página, 22, com o título: "Votar em branco? Talvez resulte..."

Nada tenho nada a contrariar o Sr. Jorge Gomes, mas, todavia, é muito importante que os madeirenses tenham a coragem de votar, com consciência, nas pessoas que garanta as melhoras de vida ás pessoas, porque é importante a alternativa, para que haja uma melhor distribuição da riqueza produzida; e, não só para os magnatas.

A pobreza, é sinal de uma sociedade subdesenvolvida!

No mesmo dia, em Demografia, página 3, com o título: "Perda de crianças na última década foi 4 vezes superior".

Quando uma sociedade está mal estruturada, é natural que haja deficiência social; causando injustiça nos pagamentos: salários; ordenados ou vencimentos baixos. São os motivos que fazem com que a nossa juventude emigre para outros países, que lhes dão melhores condições de vida.

No mesmo dia, em Essencial, página 23, da Senhora jornalista e autora especialista em neurolinguística, Rita Aleluia, com o título: "A matriz do amor sem medida"; estando em

destaque: "Viver em congruência não é o mesmo que ser perfeito. Ser congruente não é

o mesmo que fazer e sentir sempre o que é esperado. Viver congruente é ser autêntico. É ser real. É ser inteiro. É ser amor".

Estou em sintonia consigo, porque Deus é Amor; é Justiça; é Caridade; é Infinito; ê Eterno

e Divino. É um Ser que não ocupa espaço tempo, mas está sempre presente!!!.

No DN de 25 do mesmo mês, página 8, no fim da ultima coluna, com o título: Associação "tudo fará" para impedir teleférico do Curral.

As questões que apresento aos senhores governantes são: já foi feito o estudo sobre os danos que causará às aves que nidificam na cordilheira do Curral das Freiras?; principalmente a Freira da Madeira?

A Freira da Madeira é uma ave que se considerava extinta, mas, o ornitológo famoso Senhor Zino, quando descobriu um ninho da Freira da Madeira, com o auxílio de um homem do Curral das Freiras, até chorou de alegria.

Há muitos estrangeiros vêm á Ilha da Madeira para observarem a Freira da Madeira, que é única espécie no nosso Planeta.

A Freira é uma ave marinha que só vem nidificar, durante a noite, na cordilheira do Curral

das Freiras. Será que os Cabos onde passará as cabinas do teleférico não causará dano

às aves, que só vêm durante noite alimentar os seus filhotes?

A Freira da Madeira é uma ave protegida. Não será melhor fazerem uma estrada do Curral das Freiras para o seu Concelho, que é Câmara Lobos, para melhor servirem a sua população?

E para quando a via terrestre do Curral para Boaventura, para reduzir a distância ao Funchal, sua Capital?

José Fagundes