Madeira

Concluída 1.ª fase da requalificação do Bairro da Ribeira Grande no Funchal

None
Foto André Ferreira

A primeira fase da obra de requalificação do conjunto habitacional da Ribeira Grande, na freguesia de Santo António, no Funchal, está concluída. A empreitada corresponde a um investimento do actual executivo camarário, na ordem dos 600 mil euros, com financiamento comunitário ao abrigo do Programa Operacional Regional ‘Madeira 14-20’.

O presidente da Câmara Municipal do Funchalm (CMF), Pedro Calado, visitou hoje, 7 de Janeiro, a conclusão das obras, acompanhado dos vereadores Bruno Pereira e Helena Leal, da presidente da SocioHabitaFunchal, Augusta Aguiar e do presidente da Junta de Freguesia de Santo António, Ilídio Castro.

Pedro Calado explicou que, nesta primeira fase de intervenção foram realizadas obras de isolamento térmico e impermeabilização da cobertura com tela asfáltica nas paredes exteriores, bem como a substituição de caixilharias de alumínio, colocação de painéis solares para aquecimento das águas sanitárias com energias renováveis; iluminação eficiente nas zonas comuns, com a substituição de todas as lâmpadas tradicionais por led`s; medidas passivas de protecção solar, substituindo os actuais estores, por estores de alumínio térmico, "permitindo uma melhoria, quer a nível térmico, quer acústico", além de outras intervenções.

Esta requalificação profunda dá “um maior conforto” aos moradores, assim como "vai permitir uma poupança de energia em toda a envolvente externa dos edifícios, reduzindo desta forma a fatura eléctrica", destacou o autarca, sublinhando que estas obras não vão afectar o preço das rendas.  

“Mais do que prometer é concretizar”, frisou Pedro Calado, lembrando que durante a campanha eleitoral, elegeu a habitação social como prioridade para Santo António.

Na altura, garantiu que se viesse a ganhar as eleições para a Câmara Municipal do Funchal, o conjunto habitacional da Ribeira Grande, dividido por três blocos, com 30 fracções, construído há mais de 40 anos, seria o primeiro a ser recuperado. “A promessa está a ser concretizada”, referiu o presidente da autarquia.

O autarca anunciou ainda que o passo seguinte será a segunda fase desta requalificação no interior dos edifícios, que começará a ser planeada "em breve", estimando um investimento adicional de 500 mil euros. Ou seja, o montante global de toda a requalificação deverá ascender a um milhão e 100 mil euros.

“Tenho a certeza que até 2025 vamos ter aqui um grande exemplo e um bairro completamente recuperado”, garantiu Pedro Calado, lembrando que a autarquia tem à sua responsabilidade 1.500 habitações e "vai olhar por todas elas".