Madeira

Nova Unidade Local de Saúde do Porto Santo concluída em Setembro de 2025

Estrutura contará com Unidade de Cuidados Continuados, a pedido da população porto-santense

None

Devem arrancar, em meados deste ano, os trabalhos de terraplanagem, escavação e de execução da estrutura de betão armado da nova Unidade Local de Saúde do Porto Santo. Esta primeira fase do projecto vai custar 4,3 milhões de euros, sendo que o total ascende aos 9 milhões de euros. O secretário regional de Equipamentos e Infraestruturas prevê que a obra esteja concluída em Setembro de 2025.

Pedro Fino indicou que será “uma estrutura de particular importância para o desenvolvimento do Porto Santo e para a Região”.

O projecto foi apresentado hoje no Centro de Saúde Dr. Francisco Rodrigues Jardim, no Porto Santo, ocasião em que foi também apresentada a nova equipa da EMIR na ilha dourada.

Por seu lado, Miguel Albuquerque salientou que “estamos a dar passos muito importantes na saúde regional”. Em causa está, segundo o presidente do Governo Regional, as obras do Novo Hospital Central e Universitário da Madeira, bem como desta Unidade de Saúde Local do Porto Santo. O governante fez questão de lembrar a envergadura da nova estrutura hospitalar no Funchal, mas frisa a importância da unidade no Porto Santo.

Albuquerque indica que a população alertou para a necessidade de se instalar uma unidade de cuidados continuados, o que será concretizado com este novo investimento do Governo Regional. Trata-se de mais 2 milhões de euros do que o inicialmente previstos, mas que o presidente do Governo Regional considera ser “um grande investimento”.

Na apresentação desta nova unidade ficou ainda um agradecimento a Rogério Correia, que cessou funções como director do Centro de Saúde.