Madeira

SESARAM com nova técnica de diagnóstico do cancro da próstata

None

O Serviço Regional de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM) dispõe, desde Dezembro de 2022, de uma nova técnica diagnóstica do cancro da próstata nos Serviços de Urologia e Radiologia. 

Em nota emitida, o Gabinete de Imprensa do SESARAM explica que a técnica denominada Biópsias Prostáticas de Fusão utiliza a ecografia aliada a imagens de ressonância magnética, sendo uma técnica complementar de diagnóstico utilizada para obtenção de fragmentos prostáticos que permitem o diagnóstico histológico do cancro da próstata.

A Região utilizava anteriormente a técnica da biópsia prostática por via transrectal ecoguiada, que permite a obtenção de vários fragmentos da próstata obtidos de forma sistemática e dirigida, mas que por vezes não permite a visualização de lesões suspeitas observadas na ressonância magnética, o que torna mais difícil a obtenção de fragmentos dirigidos.

A nova técnica tira vem beneficiar das duas técnicas de imagem: a sensibilidade da ressonância magnética e a imagem em tempo real da ecografia. Enquanto navega com a sonda de ecografia, o médico está ao mesmo tempo a ver as imagens de ressonância magnética sincronizadas. Dirige então a agulha de biopsia às áreas suspeitas com maior certeza de precisão.

O novo tipo de método complementar de diagnóstico surge como "uma inovação promissora que irá permitir melhorar a qualidade de cuidados do Serviço Regional de Saúde e dos utentes", lê-se na nota.