Madeira

26 salas do futuro instaladas nas escolas da Madeira

Confira os eventos que marcam a agenda desta segunda-feira, 30 de Janeiro

None

Este é o trigésimo dia do ano. Faltam 335 dias para o termo de 2023

Há 26 salas do futuro já instaladas nas escolas da Região Autónoma da Madeira (RAM).

O objectivo é alargar a implementação de mais espaços deste género nas restantes escolas de 2.º. 3.º ciclo e secundárias - ao abrigo do PRR -  e dar início à sua implementação nas escolas de 1.º ciclo.

Primeira ‘Sala do Futuro’ na Região entusiasma alunos e professores

Não há giz, o quadro da ‘Sala do Futuro’ é uma espécie de ‘tablet’ em tamanho XL que se liga aos computadores dos alunos. Professor e colegas podem ver, e corrigir, o que cada aluno está a realizar, potenciando uma interacção maior entre estudantes e, acima de tudo, flexibilidade. É que as cadeiras, confortáveis, têm pequenas rodas para permitir que os miúdos se mobilizem e fiquem, por exemplo, em círculo: seja para discutir os temas de ensino com mais proximidade, como se fosse uma conversa de amigos, ou para resolverem problemas juntos.

Todas as escolas Básicas (2.º e 3.º Ciclos) e Secundário dotadas de 'sala de futuro'

Presidente do Governo inaugurou instalação na Escola dos Louros

Estes espaços pretendem contribuir para o ponto de viragem rumo à inovação pedagógica. O seu design flexível e o conjunto de tecnologias disponíveis, possibilitam abordagens dinâmicas no acesso ao conhecimento, envolvendo os estudantes numa aprendizagem que se deseja mais próxima dos seus interesses e necessidades.

Hoje, pelas 15h30, o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, irá visitar a sala de Ambientes Inovadores de Aprendizagem (vulgo sala do futuro), da EB/PE/Creche Dr. Alfredo Ferreira Nóbrega Júnior, na Camacha. Um laboratório de aprendizagem que conta com diversos equipamentos e tecnologias, onde alunos e professores assumirão diferentes papéis ao longo de todo o processo de ensino e aprendizagem.

Foram instalados nesta sala mobiliário flexível e adequado a actividades práticas e inovadoras; painel interactivo; impressora 3D; kits de ciências, electrónica, programação e robótica; material de imagem, som e vídeo para produção de conteúdos.

Este é um investimento no valor de 30.000 euros.

Outros eventos que marcam a agenda desta segunda-feira:

A embaixadora de França, em Lisboa, Hélène-Farnaud-Defromont, realiza uma visita oficial à RAM. Nesta visita estão contempladas visitas protocolares ao representante da República para a RAM, Ireneu Barreto (9 horas); presidente da Assembleia Regional da Madeira, José Manuel Rodrigues (10 horas); presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque (12 horas) e  Comandante da Zona Marítima da Madeira, Capitão-de-mar-e-guerra, Rui Manuel Rodrigues Teixeira (16 horas).

Às 10 horas, o JPP promove uma iniciativa política, na Assembleia Legislativa da Madeira, que terá como porta-voz o líder parlamentar, Élvio Sousa.

Também às 10 horas, o representante da República para a RAM, Ireneu Cabral Barreto, recebe uma turma do 12.º ano do Curso de Ciências Socioeconómicas da Escola Secundária Francisco Franco, no Palácio de São Lourenço.

Às 10h30, o PS -M dá uma conferência de imprensa, na sede do partido, na Rua da Alfândega, com a presença do presidente, Sérgio Gonçalves.

Pelas 11 horas, decorre a reunião da 1.ª Comissão Especializada Permanente de Política Geral e Juventude, na Assembleia Legislativa da Madeira.

Será apresentada, pelas 14 horas, no corredor da Câmara Municipal do Funchal, a exposição ‘Turning Inside’ de Sílvia Dória, sendo esta uma iniciativa que contará com a presença do presidente, Pedro Calado.

A Biblioteca Municipal de Câmara de Lobos recebe, pelas 15 horas, a apresentação do Livro ‘O Sonho de Ema’.

No âmbito da vinda do presidente da Comissão Executiva da Iniciativa Liberal, Rui Rocha, serão proferidas declarações à imprensa, pelas 17h30, junto à estátua de Gonçalves Zarco -  Avenida Arriaga.

Rui Rocha visita a Madeira para se encontrar com membros da Iniciativa Liberal

No âmbito da campanha para a eleição da próxima Comissão Executiva da Iniciativa Liberal, que ocorrerá no fim de semana de 21 e 22 do corrente mês, o candidato Rui Rocha, da lista que consta Nuno Morna, coordenador da ILM, vem à Região, este domingo, para se encontrar com membros madeirenses do partido.

A Secretaria Regional de Inclusão Social e Cidadania organiza, pelas 18 horas, na Reitoria da Universidade da Madeira – Rua dos Ferreiros, o Encontro com os Parceiros Sociais, que decorrerá, este ano, na Reitoria da Universidade da Madeira - Colégio dos Jesuítas. Uma ocasião em que se reúnem Governo, associações patronais, entidades empregadoras, sindicatos, trabalhadores e forças vivas da sociedade civil, com vista à promoção da coesão social.

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, estará, pelas 18 horas, na Casa-Museu Frederico de Freiras, à Calçada de Santa Clara, no Funchal, para a sessão de apresentação do número 71 da revista Islenha, promovida pela Secretaria Regional do Turismo e Cultura.

Principais acontecimentos registados no dia 30 de Janeiro, Dia Internacional da Não Violência e da Paz nas Escolas:

1574 - Morre o humanista português Damião de Góis, escritor, diplomata e historiador, autor da "Crónica de D. Manuel", preso pela Inquisição. Tinha 71 anos.

1821 - As Cortes portuguesas decretam a formação do Conselho de Regência, para exercer o poder em nome de D. João VI, no Brasil.

1843 - Tumultos no Porto em protesto pela política fiscal de Costa Cabral, que impõe a décima industrial.

1860 - Nasce o escritor russo Anton Tchekov, médico, dramaturgo e mestre do conto, autor de "O Tio Vânia", "O Cerejal", "As Três Irmãs".

1881 - É publicado "Portugal Contemporâneo", de Oliveira Martins.

1912 -- O elétrico 236 sai do Calvário, em Lisboa, às 06:30 não para apanhar passageiros mas para testar a reação dos participantes na greve geral decretada a dia 28 pela União das Associações de Classe de Lisboa. Apesar de escoltado é atingido no tejadilho por sete bombas de dinamite. O condutor fica com a mão quase desfeita. É a primeira greve geral de âmbito nacional.

- O governo de Portugal, em face do deteriorar da situação, declara o estado de sítio, suspende as garantias constitucionais e entrega a cidade ao comando militar.

1917 -- Grande Guerra de 1914-1918. Três vapores britânicos zarpam do Tejo, levando a bordo a 1.ª Brigada do Corpo Expedicionário Português, comandada pelo general Gomes da Costa. Estes navios chegaram ao porto de Brest três dias depois, desembarcando as primeiras tropas portuguesas a chegar a França em 2 de fevereiro.

1933 - Adolf Hitler é nomeado Chanceler alemão pelo Presidente Paul Hindenbourg.

1943 - II Guerra Mundial. A força aérea britânica faz o primeiro ataque diurno a Berlim, na Alemanha de Hitler.

1948 - Mahatma Ghandi, dirigente da luta pela independência da Índia, é assassinado em Nova Deli. Tinha 78 anos.

1957 - As Nações Unidas pedem à África do Sul que reconsidere a política de segregação racial.

1958 - O costureiro francês Yves Saint-Laurent realiza o primeiro desfile.

1961 - O capitão português Henrique Galvão, que desviara o paquete Santa Maria no dia 22, entrega-se às autoridades brasileiras.

1962 - A Assembleia Geral da ONU condena a política colonialista de Oliveira Salazar. Reprova a repressão do regime e a ação armada desencadeada por Portugal contra Angola.

- O Navio-Escola Sagres é acrescentado ao efetivo dos navios da Marinha Portuguesa. A cerimónia oficial só terá lugar no Rio de Janeiro, a 08 de fevereiro.

1964 - O general sul-vietnamita, Nguyen Khanh, toma o poder em Saigão.

1968 - Começa a ofensiva de Tet, por forças do Vietname do Norte.

1969 - Último concerto dos "The Beatles" no telhado da Apple Records, em Londres. É interrompido pela polícia.

1972 - Domingo Sangrento ("Bloody Sunday"), na Irlanda do Norte. Morrem 13 católicos, em Londonderry, quando o Exército britânico tenta impedir uma manifestação pacifista.

- Inauguração do cinema Londres, em Lisboa, com o filme "Morrer de Amar", de André Cayatte.

1975 - É publicado o Estatuto Constitucional de Angola.

1978 - Toma posse o II Governo Constitucional, coligação PS-CDS.

1980 - Otelo Saraiva de Carvalho anuncia o lançamento da FUP - Força de Unidade Popular.

1984 - O Presidente norte-americano, Ronald Reagan, anuncia a recandidatura à Presidência dos EUA.

1987 - Morre o poeta catalão Josep Vicens Foix. Tinha 94 anos.

1992 - O Presidente português, Mário Soares, desloca-se a Goa, com o mesmo automóvel, conduzido pelo mesmo motorista, do último governador português do território.

1993 - Começam as emissões experimentais da TVI-Canal 4, o segundo canal privado de televisão em Portugal.

1999 - Toma posse a Sociedade Porto 2001 - Capital Europeia da Cultura, presidida por Artur Santos Silva.

2001 - Morre o ator francês Jean-Pierre Aumont. Tinha 90 anos.

2002 - Fundação do Euronext Lisbon.

- Morre, com 57 anos, o jornalista João Carreira Bom.

2003 - É lançado no Brasil o programa Fome Zero.

2004 -Morre, aos 59 anos, o cineasta português José Álvaro Morais, realizador de "Quaresma" e "Peixe-Lua".

2005 - "O Herói", primeira longa-metragem do cineasta angolano Zezé Gamboa, vence o Grande Prémio do Júri para a Melhor Ficção do Festival de Sundance.

- Primeiras eleições multipartidárias, no Iraque, em mais de 50 anos. A Coligação xiita Aliança Iraquiana Unida vence.

2007 - Entra em vigor na Faixa de Gaza o acordo de cessar-fogo entre o Hamas e a Fatah.

- Vaga de atentados no Iraque contra peregrinos xiitas faz pelo menos 53 mortos e 72 feridos, no feriado religioso da Achura, o dia mais sagrado do calendário do Islão xiita.

- O antigo secretário-geral da ONU Kofi Annan e o jurista sudanês Mossaad Mohamed Ali são distinguidos com o Prémio Olof Palme.

- Morre, com 89 anos, Sidney Sheldon, escritor e dramaturgo norte-americano, vencedor de um Óscar.

2008 - O Presidente interino e irmão do líder histórico cubano, Raúl Castro, obtém mais votos que Fidel Castro nas eleições gerais, ao ser eleito deputado com 99,4 por cento dos votos.

- O Tribunal de Última Instância condena o ex-governante Ao Man Long, nascido em Macau, a uma pena em cúmulo jurídico de 27 anos de cadeia por crimes de corrupção, branqueamento de capitais, abuso de poder e riqueza injustificada. A decisão vem a ser confirmada em 2012, passando a pena para 29 anos de prisão.

- Morre a historiadora Sacuntala de Miranda, um dos principais impulsionadores do ensino da História contemporânea em Portugal. Tinha 73 anos.

2009 - O Ministério Público acusa 23 pessoas singulares e três pessoas coletivas, no âmbito do "caso Universidade Independente", iniciado em 2006.

- Nos Estados Unidos, os republicanos elegem pela primeira vez um negro, Michael Steele, para a direção do partido.

- Morre Hans Beck, desenhador alemão, criador das personagens Playmobil. Tinha 79 anos.

2011 - O líder histórico islâmico tunisino Rachid Gannuchi regressa a Tunes, depois de duas décadas no exílio, e é recebido por alguns milhares de pessoas.

- Onze pessoas morrem na colisão entre um comboio regional e outro de mercadorias perto de Oschersleben, Alemanha.

- Morre, aos 77 anos, o compositor norte-americano John Barry, cinco vezes vencedor de um Óscar, que escreveu músicas para uma dúzia de filmes do James Bond, entre eles "Só se vive duas vezes" e "007 contra Goldfinger".

2012 - O antigo primeiro-ministro da Roménia Adrian Nastase é condenado a dois anos de prisão por corrupção.  

- Os líderes de 25 dos 27 governos da União Europeia aprovam em cimeira, em Bruxelas, um pacto de disciplina orçamental. Reino Unido e a República Checa recusam assinar o acordo. 

2016 - Clientes do antigo Banif concentram-se em protesto contra a alegada perda de poupanças junto à sede da presidência do Governo dos Açores, em Ponta Delgada.

2018 - A Escócia torna-se a primeira região do Reino Unido a legislar sobre a proporção de mulheres em funções de chefia nas entidades públicas.

2019 - O Supremo Tribunal de Justiça da Venezuela proíbe o autoproclamado Presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó, de sair do país, de alienar e hipotecar as propriedades, e bloqueia as suas contas em território venezuelano.

- O fotógrafo Nuno André Ferreira, da agência Lusa, vence por unanimidade o Prémio Rei de Espanha de Jornalismo, com a fotografia "O Nosso Presidente Marcelo".

2020 - A Organização Mundial de Saúde (OMS) declara emergência de saúde pública internacional o surto do novo coronavírus na China.

- O Conselho adota, em nome da União Europeia, a decisão relativa ao Acordo de Saída do Reino Unido.

- A Assembleia Legislativa da Madeira aprova um acréscimo ao salário mínimo regional, que passa assim de 615 euros no ano passado para 650,88 euros em 2020.

- Itália confirma dois primeiros casos de infeção por coronavírus no país.

2021 - Incidentes com a polícia provocam um número indeterminado de mortes, na vila mineira de Cafunfo, Lunda Norte, em Angola.

- O Palmeiras, orientado pelo treinador português Abel Ferreira, conquista a edição 2020 da Taça Libertadores em futebol, ao vencer o Santos por 1-0, na terceira final 100% brasileira da prova, disputada no Maracanã, no Rio de Janeiro.

- Morre, aos 61 anos, António Cordeiro, ator do teatro, cinema e televisão.

- Morre, aos 67 anos, Licínio França, ator, cantor e compositor, formou, com Noémia Costa, o Duo Big Bem, que em 1988 venceu o Festival da Canção de Lisboa, com o tema "Lisboa Nunca Esquece".

2022 - O PS vence as legislativas com maioria absoluta, 41,6% e 117 deputados. O PSD perde e o líder, Rui Rio, anuncia a sua saída e o CDS deixa de estar representado no parlamento. Nestas eleições, o Chega, de extrema-direita, consegue eleger 12 deputados e a Iniciativa Liberal oito representantes. A esquerda perde votos e deputados: PCP tem seis e o Bloco de Esquerda cinco. O Partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) fica apenas com um assento e o Livre elege um deputado.

- A Suécia sagra-se campeã europeia de andebol, em Budapeste, com um triunfo por 27-26 sobre a Espanha, 20 anos após o último título.

- O português Jorge Fonseca conquista a medalha de ouro na categoria -100 kg do Grande Prémio de Portugal da Federação Internacional de Judo, em Almada, ao derrotar na final o suíço Daniel Eich.

- O espanhol Rafael Nadal torna-se o primeiro tenista masculino a vencer 21 torneios do 'Grand Slam', ao derrotar o russo Daniil Medvedev, no Melbourne Park, num encontro em que esteve a perder por dois 'sets' a zero.

Pensamento do dia

Uma pátria é um soporífero de todos os instantes". E. M. Cioran (1911-95), escritor francês de origem romena