5 Sentidos

Concerto de ópera com tenor madeirense aplaudido em Helsínquia

Hoje decorreu o concerto da ópera ´Lo frate ´nnamorato` do italiano Giovanni Battista Pergolesi, na grande sala de espetáculos do Musiikitalo – Centro de Música de Helsínquia, na Finlândia. O espetáculo foi dirigido pelo maestro português Marcos Magalhães, cravista e fundador da associação ´Os Músicos do Tejo`, e executado pela Orquestra Barroca de Helsínquia.

Foi perante um auditório cheio e que no final do espectaculo foi aplaudido de pé durante sete minutos, onde contou com a participação do tenor madeirense Alberto Sousa, que interpretou a personagem de Carlos, e dos cantores italianos Marcelo Rosiello, da Emanuela de Rosa, da finlandesa Tuuli Lindeberg e dos cantores continentais Luís Rodriguês, Ana Vieira Leite, Joana Seara, Carolina Figueiredo e Rita Filipe.

O tenor madeirense disse que “este concerto foi um momento único e marcante na minha carreira e de certa maneira a realização de um sonho e uma oportunidade pela qual estou muito grato. Espero também que marque o início de uma relação cultural mais estreita entre Portugal e a Finlândia”.

Perante um auditório cheio, marcaram presença neste espetáculo diversas entidades do governo finlandês e o Embaixador de Portugal na Finlândia, Francisco Vaz Patto, que no final do concerto fez questão de felicitar os cantores e instrumentistas pelo excelente concerto.

Este evento foi fruto de uma parceria artística e de amizade entre a Associação “Os Amigos do Tejo” e a director da Orquestra Barroco de Helsínquia, Aapo Häkkinem, e que contou com o apoio do Governo Português e da Orquestra Barroca de Helsínquia.