Madeira

PAN Madeira sonha "com a escola onde caibam todos os sonhos do Mundo"

None

O PAN Madeira entende que é através do potencial transformador da Educação que podem ser respondidas as necessidades essenciais das crianças e jovens, de quebrar ciclos de pobreza, garantir a igualdade de oportunidades, combater as todas as formas de discriminação, inovar modos de pensar e agir e desenvolver o potencial dos/das cidadãos/ãs, afirmando que 'sonha' "com a escola onde caibam todos os sonhos do Mundo'.

No Dia Internacional da Educação, o partido, através de um comunicado refere que "sonha" com uma escola onde "os alunos tenham um ambiente de tranquilidade e segurança para crescerem, onde o desporto as artes e as ciências andem de mãos dadas com as línguas e com a cultura. Onde a alimentação seja de qualidade, e os materiais escolares e os transportes sejam gratuitos.".

Nesta escola os professores teriam "tranquilidade para ensinar, sem estarem imersos em burocracia e vejam as suas carreiras respeitadas – Sem cotas (que transformam excelentes em bons ou mais ou menos), com planos de reforma que permitam rejuvenescer a classe e permitir a entrada e a estabilidade de vida dos jovens professores".

Quanto aos assistentes operacionais e técnicos , estes teriam "planos de carreira e remuneratório que valorize e dignifique profissionais essenciais para o bom funcionamento da organização escolar".

O partido conclui referindo que é necessário "reimaginar a Educação, e perspectivar o seu papel na criação de um mundo comum melhor, onde a escola seja efectivamente o elevador social que a sociedade precisa".