Madeira

Todas as escolas Básicas (2.º e 3.º Ciclos) e Secundário dotadas de 'sala de futuro'

Presidente do Governo inaugurou instalação na Escola dos Louros

None

Com a recente execução de 14 salas do futuro, todas as 23 escolas da Região do 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e Secundárias estão dotadas de 'sala do futuro'.

A Escola Básica com Pré-escolar e Creche, dos Louros (EBPE/C Louros) abre hoje a sua ‘sala do futuro’. Mais uma sala de alta tecnologia instalada em uma escola da Região, sublinhando a aposta que a Região vem fazendo no ensino de novas tecnologias e na aposta na digitalização já a partir dos primeiros anos de ensino.

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, visitou a sala de Ambientes Inovadores de Aprendizagem (vulgo sala do futuro), um investimento de cerca de 30 mil euros no novo espaço criado à semelhança de outros em diferentes estabelecimentos de ensino.

Trata-se de um laboratório de aprendizagem que conta com diversos equipamentos e tecnologias, onde alunos e professores assumirão diferentes papéis ao longo de todo o processo de ensino e aprendizagem.

Foram instalados nesta sala os equipamentos ‘habituais’, nomeadamente: Mobiliário Flexível e adequado a actividades praticas e inovadoras; Painel Interactivo; Impressora 3D; Kits de ciências, electrónica, programação e robótica; Material de imagem, som e vídeo, para produção de conteúdos.

O investimento foi de cerca de 30.000 euros. 

Vantagens das salas do futuro para o Ensino/Educação

Com o intuito de promover uma mudança paradigmática na educação, estes espaços pretendem contribuir para o ponto de viragem rumo à inovação pedagógica. O seu design flexível e o conjunto de tecnologias disponíveis, possibilitam abordagens dinâmicas no acesso ao conhecimento, envolvendo os estudantes numa aprendizagem que se deseja mais próxima dos seus interesses e necessidades.

Ao abrigo do PRR, pretende-se alargar a implementação de mais espaços deste género nas restantes escolas de 2.º e 3.º ciclo e secundárias e dar início à sua implementação nas escolas de 1.º ciclo.