Fact Check Madeira

easyJet promove a Madeira com paisagem de uma ilha grega?

O engano gerou, logo, alguns reparos nas redes sociais

None

A intenção era boa. A easyJet procurou, nos últimos dias, promover as viagens baratas que a companhia aérea disponibiliza para as ilhas da Madeira e do Porto Santo.

Tal não teria passado de mais uma campanha de promoção das rotas que a companhia de baixo custo tem para a Região, se para ilustrar a campanha com o slogan ‘Madeira de Ouro’ não tivesse sido escolhida uma imagem de uma praia de areia clara ladeada por um manto verde de floresta que, quem conhece o arquipélago, rapidamente dirá não ser uma paisagem madeirense.

E na verdade, não é. Trata-se de uma imagem da ilha de Corfu, a segunda maior ilha do arquipélago grego habitualmente designado de Ilhas Jónicas.

Corfu é uma ilha quase cinco vezes maior do que a Madeira e que tem praticamente o mesmo tamanho da ilha de Maiorca, nas Baleares espanholas. É muito procurada pelas suas praias paradisíacas, tal como muitas das mais de duas dezenas de territórios insulares que se incluem naquele conjunto jónico.  

Na imagem utilizada pela easyJet, temos a praia de Agios Georgios, encaixada numa enseada, destacando-se a areia quase branca e o mar de cor azul-turquesa. A terra, coberta de vegetação bastante verde, parece rasgar as águas de forma suave.

Contactada pelo DIÁRIO, fonte da companhia admitiu o erro e refere que a permanência dessa imagem nas redes sociais terá sido muito circunscrita. “A easyJet admite que houve um pequeno erro no upload da foto que foi corrigido imediatamente, a foto ficou no ar apenas o tempo necessário para fazer a alteração”, referem.

Situações destas não são propriamente novas. Em 2014, a mesma companhia usava uma foto da freguesia de Ponta Delgada, na Madeira, numa acção de promoção das ligações para a cidade de Ponta Delgada, nos Açores. 

Entretanto, no dia de hoje, ainda durante a manhã, a easyJet colocou ‘no ar’ uma nova publicidade da mesma campanha, mas já com uma imagem da Madeira, mais precisamente da Ponta de São Lourenço, com o mote “E tu vais querer encontrar-te com este tesouro do Atlântico. Descobre o Funchal ou o Porto Santo, a partir de 14.99€.”, conforme podemos ler no descritivo da promoção feita.

Contactada foi, também, a Secretaria Regional de Turismo e Cultura (SRTC). Em resposta às questões colocadas pelo DIÁRIO, a tutela esclarece que "a Associação de Promoção da Madeira (APM) já alertou a easyJet para o post em questão e o mesmo já foi removido". 

Sobre a promoção feita pelas companhias aéreas, a Secretaria de Eduardo Jesus deu conta de que, "em termos práticos, a easyJet, assim como outras companhias aéreas, promovem as suas rotas de duas formas, ou em parceria com os destinos (co-branding) ou de forma orgânica (por sua iniciativa)". Sempre que se trate de promoção feita em parceria com o Turismo da Madeira, os materiais promocionais "carecem sempre de uma aprovação prévia da APM, por forma a verificar se as imagens e a mensagem estão alinhadas com os objectivos estratégicos do destino". 

Pese embora essa ressalva, "a APM realiza sempre um trabalho de monitorização com o objectivo de detectar estas situações e informar os seus contactos para solicitar a rápida correcção assim como se disponibilizar para auxiliar na verificação dos materiais de promoção ainda que orgânicos", adianta o gabinete do governante.

O DIÁRIO havia questionado a SRTC sobre o montante atribuído às companhias para promoção do destino, ao que foi apontado que "não são atribuídas verbas a qualquer companhia aérea para a promoção do destino", adiantando que "a relação contratual pressupõe uma prestação de serviços no âmbito da promoção e divulgação de conteúdos que é, naturalmente, variável". 

Neste momento, a easyJet opera tanto no mercado doméstico madeirense, como em ligações internacionais.

No primeiro caso, a companhia de baixo custo tem ligações diárias entre as duas principais cidades nacionais - Lisboa e Porto - e a Madeira, operando mais do que um voo por dia. No ano passado, tiveram início as ligações com o Porto Santo. Neste caso, os voos são bisemanais, tanto de Lisboa (quarta-feira e domingo), como do Porto (quinta-feira e domingo). 

Quanto às rotas internacionais, a easyJet liga a Madeira directamente Berlim (Brandenburg), na Alemanha; Bristol, Manchester e Londres (Gatwick), no Reino Unido; Lyon e Paris (Charles de Gaulle), na França; e a cidade italiana de Milão (Malpensa), com trajectos garantidos duas vezes por semana. Chegou a estar anunciada a ligação do Porto Santo a Londres (Gatwick), mas em Setembro do ano passado, essa operação foi cancelada. 

A easyJet opera para a Madeira desde 2007, primeiro apenas com ligações internacionais, entrando depois no mercado doméstico, após a liberalização das rotas Lisboa - Madeira e Porto - Madeira. 

A companhia aérea easyJet promoveu as suas ligações aéreas para as ilhas da Madeira e do Porto Santo com recurso a uma imagem de praias paradisíacas de uma ilha grega.