5 Sentidos

'O resto é paisagem' de Ricardo Barbeito patente na Galeria Espaçomar

Exposição é extensão daquela que estará no Museu Henrique e Francisco Franco

None

A Galeria espaçomar, da Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, terá patente a partir de amanhã, quarta-feira, uma extensão da exposição 'O resto é paisagem', do artista Ricardo Barbeito, que constará também do Museu Henrique e Francisco Franco. A inauguração no espaço escolar acontece pelas 12h30 e no museu pelas 18 horas.

Esta é uma exposição para ser entendida como uma só, apesar de estar patente em dois espaços distintos. Nela estão reunidos trabalhos inéditos, colocando em diálogo uma réplica em peluche d’O Semeador de Francisco Franco com algumas paisagens deslocadas de Henrique Franco, que foram substituídas por telas do mesmo pelo. ". Este diálogo é complementado pela revelação do processo de execução, através dos moldes de fita-cola parcialmente desmontados e dispostos pelo espaço. Tal como uma pele estendida, estes moldes estabelecem a continuidade entre corpo e território", explica nota à imprensa.

"As telas e a escultura feitas de pelo permite-nos pensar no corpo e na paisagem como duas entidades que se interconectam, e que são parte de um todo maior que está em constante interação e transformação mútua. Reconhecer a importância dessa relação pode-nos ajudar a viver de um modo mais consciente e harmonioso com o mundo. O resto é paisagem", continua.

Ricardo Barbeito, que nasceu no Funchal em 1979, vive e trabalha em Lisboa, é licenciado em Artes Plásticas pela Universidade da Madeira, e possui um mestrado em Arte e Património: no contemporâneo e actual. Apresenta o seu trabalho artístico regularmente, em coletivo ou a título individual, desde 2004.